A Apple revelou a sua última versão do seu sistema operativo para Mac, o macOS Ventura, que disponibiliza uma série de novas funcionalidades e ferramentas para garantir uma maior produtividade. De acordo com as palavras do vice-presidente da empresa, Craig Federighi, o objectivo é “melhorar ainda mais” a experiência dos utilizadores de Mac, fazendo “mais e melhor”. Afinal de contas, uma das máximas do empreendedorismo sempre foi fazer melhor em vez de fazer mais.
Além disso, o novo macOS Ventura pretende ainda reforçar a segurança de quem navega na internet, especialmente com o motor de busca Safari. Além de incluir uma nova série de teclas de atalho, o Safari melhorou ainda a sua forma de guardar e substituir palavras-passe, além de ter aumentado os seus níveis de segurança, para garantir a total privacidade dos dados dos seus utilizadores. Além disso, disponibiliza ainda identificação por reconhecimento facial, por exemplo, que é uma das grandes novidades do sistema operativo. No entanto, tudo isso nação significa que não deve continuar a utilizar e a escolher o melhor anti-vírus para Mac. Um bom software antivírus fornece um nível adequado de segurança.
Finalmente, mas não menos importante, esta nova actualização da Apple para os seus dispositivos de mesa procuram ainda oferecer uma experiência imersiva para os gamers. Ou seja, isto significa que o Mac vai-se tornar mais adaptado à realidade dos jogos de vídeo, com novas ferramentas que permitem adaptar a Apple ao mundo do gaming. Isso inclui melhores gráficos, uma performance mais rápida e eficiente e, claro, toda uma nova experiência que permite retirar mais dos jogos.
AS NOVAS FERRAMENTAS DO VENTURA
São várias as novas funcionalidades disponibilizadas pelo macOS Ventura, mas algumas destacam-se mais do que outras. É o caso do novo Stage Manager, que permite organizar e gerir melhor os programas e as ferramentas da sua máquina, permitindo trabalhar em simultâneo com softwares e aplicações sem perder eficiência e eficácia. Isso permite optimizar recursos, mas também aumentar a produtividade, especialmente para quem necessita no seu trabalho de multi-tasking constante.
Mas não só. Outra das principais novidades do novo sistema operativo da Apple é a possibilidade de adaptar o seu iPhone como webcam. A ferramenta chama-se Continuity Camera, ou seja, Câmera de Continuidade se traduzirmos directamente para o Português, e permite contabilizar os produtos da marca num só. Tudo isso sem perder qualidade para o utilizador, antes pelo contrário.
Finalmente, mas não menos importante, realce ainda para as alterações significativas ao motor de busca Safari. Já vimos acima que a Apple melhorou a segurança do seu browser, mas as mudanças não se ficam por aí. Agora, é possível navegar em conjunto com mais um ou vários amigos, graças ao serviço de partilha do Safari, que permite um trabalho em tempo real mais eficaz. Além disso, outras ferramentas de colaboração online foram também introduzidas, de forma a melhorar o chat entre utilizadores, a partilha de imagens da sua biblioteca ou um iCloud mais acessível e intuitivo.
O DIGITAL SUPLANTA O ANALÓGICO
Em plena Era Digital, o analógico continua a dar lugar ao digital. Se a internet veio revolucionar por completo as nossas vidas, alterando significativamente a forma como comunicamos, como trabalhamos e até como consumimos, foi no entanto o advento dos dispositivos móveis e a democratização das ligações wireless que estabeleceu de vez uma nova realidade. Passámos a estar conectados quase em permanência e é por isso que já não sabemos viver sem os smartphones, que se tornaram verdadeiras extensões do próprio corpo humano.
A Apple tem sido uma das empresas que melhor ter entendido este paradigma, contribuindo decisivamente para esta autêntica revolução silenciosa. Numa altura em que a chamada Internet das Coisas e o 5G vêm abrir a porta a um novo estágio das coisas, o novo sistema operativo para mac da Apple é apenas mais um passo nessa evolução. Mais rápido, mais intuitivo, mais apelativo. É assim que vai passar a ser o novo macOS Ventura, mais um passo em direcção ao futuro.