Cidades Regional Saúde

Após casos de sarna humana, São Vicente alerta sobre cuidados contra a doença

29/11/2021
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Escabiose tem cura, desde que o tratamento seja feito de maneira correta

Devido o registro de alguns casos de escabiose (sarna humana) em São Vicente, a Secretaria de Saúde da cidade criou uma série de orientações à população sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão da doença.

A escabiose é uma doença de pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa através do contato físico, e que leva ao aparecimento de bolhas e placas vermelhas na pele que coçam muito, principalmente à noite.

Ao perceber os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde ou Estratégia de Saúde da Família, passar por consulta, e realizar o tratamento de acordo com as orientações médicas.

Neste artigo, a médica dermatologista Júlia Mendes explica mais detalhes sobre a escabiose, diagnóstico e tratamento.

Para o controle da doença, os profissionais dos postos de saúde orientam os pacientes sobre a importância de manter os cuidados essenciais, como tratar todas as pessoas de um mesmo local (familiares), e que estejam com sintomas, ao mesmo tempo, a fim de evitar uma reinfecção. Além disso, é preciso usar roupas limpas, realizar a troca de lençóis e toalhas constantemente e manter o distanciamento de pessoas que estejam com a doença.

A escabiose tem cura, desde que o tratamento seja feito de maneira correta. Além da medicação prescrita pelo médico, é importante que os ovos desse ácaro sejam eliminados. Por isso, é recomendada, também, a higienização do ambiente para eliminação de possíveis ovos que tenham sido depositados na casa.