O Jornal da Orla, que completa 51 anos nesta segunda-feira (18), fechou parceria inédita com a UniSantos, uma das universidades mais respeitadas do país.
Textos, reportagens e programas produzidos pelos alunos do curso de jornalismo da Universidade, com a supervisão da redação do JO, serão divulgados em todo o sistema Orla de Comunicação, que inclui o jornal impresso e plataformas digitais – Instagram, TikTok, facebook, X (antigo Twitter) e OrlaPlay, o canal do Jornal da Orla no YouTube.
O Programa de Esportes Toque de Prima, produzido e apresentado por alunos do curso de jornalismo da UniSantos já está sendo apresentado no OrlaPlay, e é o primeiro fruto dessa parceria inédita.
O Toque de Prima é apresentado ao vivo no YouTube e no TikTok todas as segundas e quintas das 13h30 às 14h30 e pode ser visto, também, no Portal do Jornal da Orla.
No programa os futuros jornalistas destacam, principalmente, o que de melhor está rolando no futebol, brasileiro e internacional. Os internautas são convidados a participar e a votar na enquete do dia.
Cesta básica
Com a parceria, o sistema Orla de Comunicação passa a divulgar também mensalmente a variação da Cesta Básica na cidade de Santos, um programa de pesquisa e extensão do curso de Ciências Econômicas da UniSantos, em parceria com a Prefeitura, sob a supervisão da professora doutora Dalva Mendes.
Reitor destaca importância
O reitor da UniSantos, Marcos Medina Leite, destacou a importância da parceria e disse que um dos diferenciais é a realização de muitos projetos em diferentes plataformas do Jornal da Orla, “o que será muito importante para a formação dos futuros jornalistas”.
Marcos Medina também afirmou que alguns programas desenvolvidos em outras áreas da Universidade poderão ocupar esses espaços, mas, frisou o reitor, “a marca do jornalista precisa se fazer presente, por isso os estudantes de jornalismo estarão envolvidos em todas as iniciativas”.
Todos ganham, diz professor
Coordenador do curso de Jornalismo e diretor do Centro de Ciências da Educação e Comunicação, o professor Paulo Bornsen, um dos maiores entusiastas da parceria, destacou que o convênio firmado com o JO “é uma oportunidade também para experimentar, desenvolver novos produtos e linguagens, o que é importante para a academia e para a formação do estudante”.
Bornsen considera fundamental “que a Universidade esteja próxima do mercado de trabalho, para avaliar o currículo proposto, aproximando de maneira crítica as práticas profissionais dos bancos universitários. Com isso, construiremos um jornalismo melhor e todos ganham, a universidade, os estudantes, o veículo e a sociedade, esta última, a razão principal do jornalismo”.
Renovação e aprofundamento
O editor-chefe do Jornal da Orla, Paulo Schiff, também vê benefícios claros tanto para a universidade como para o jornal. Os alunos passam a contar com uma rampa de decolagem para a carreira, os professores com uma vitrine para apresentação de trabalhos desenvolvidos em pesquisas e estudos das suas áreas de atuação e o Jornal recebe não só um sopro de renovação contínua mas também um incremento significativo na capacidade de aprofundamento das pautas regionais, nacionais e internacionais.
Compromisso social
Diretor de Redação do Jornal da Orla, Edison Carpentieri diz estar muito feliz com o convênio. “Foi na Faculdade de Comunicação da UniSantos que dei meus primeiros passos na profissão. Estar agora, quase 50 anos depois, com professores e jovens apaixonados pela profissão é extremamente gratificante. Estou convencido de que, juntos, realizaremos ações de grande importância para toda a região. Os leitores do jornal e seguidores de nossas plataformas podem de ter a certeza de que receberão informações e projetos que consideram integridade, seriedade e compromisso social questões inegociáveis. Em tempos de fake News, isso certamente faz a diferença”.