Geral

Com 191 anos, tartaruga mais velha do mundo faz aniversário!

05/01/2024
Reprodução

Gabriela Martinez

A tartaruga-gigante, Jonathan, considerada o animal terrestre mais velho do mundo, completou o tão almejado 191 anos, segundo o Guinness World Records. De acordo com o livro, considera-se que a tartaruga tenha nascido por volta de 1832, porém há especulações que ela seja ainda mais antiga.

Jonathan além de ultrapassar a média de tempo de vida da sua espécie, que é de 150 anos, ele também recebeu o título de animal terrestre vivo mais velho do mundo. Que honra!

A tartaruga com quase dois séculos passou por duas guerras mundiais, oito monarcas britânicos, a Revolução Russa e 40 presidentes americanos. Nem ele acreditaria que iria ultrapassar a Rainha Elizabeth II.

Apesar de ter uma idade bem avançada até mesmo para sua espécie, Jonathan ainda perde para o tubarão-da-Groenlândia em quesito de longevidade. Esse tubarão é considerado o animal vertebrado mais antigo do planeta, vivendo por mais de 400 anos. Será que o Jonathan consegue chegar até lá?

Cientificamente, o nome da espécie da tartaruga anciã é Aldabrachelys gigantea hololissa, popularmente é chamada de tartaruga-gigante-das-Seychelles, embora o Jonathan seja um jabuti, um réptil terrestre.

No ano de 1882, ele viajou do arquipélago no Oceano Índico para a ilha de Santa Helena, território britânico no Atlântico Sul.

A tartaruga mora desde então no Plantation House, residência oficial do governador da ilha.

Uma das provas sobre o questionamento da sua idade surgiu por meio de uma fotografia tirada entre os anos de 1886 e 1889, que foi revelada. Na foto, existe um Jonathan já em sua fase adulta, por volta dos 50 anos de idade, posando no jardim da Plantation House. Ele sabe que pode!

O veterinário de Jonathan, Joe Hollins, concedeu uma entrevista ao famoso livro de recordes, disse que o animal “não mostra nenhum sinal de desaceleração”.

“Apesar de ter perdido o olfato e estar praticamente cego por conta da catarata, seu apetite continua o mesmo” finalizou o veterinário.

Em Santa Helena, Jonathan divide a casa com outras três tartarugas mais jovens, os seus aprendizes da vida: David e Emma, que chegaram em 1969 e têm cerca de 55 anos, e o mais jovem, Frederick, que se juntou aos seus amigos em 1991, tendo por volta de 32 anos de idade.