
Esse foi o foco do painel “Inteligência Artificial em Portos – A Realidade dos Projetos em Operação”
A inteligência artificial (IA) está transformando o setor portuário, promovendo maior eficiência, segurança e competitividade nas operações. Esse foi o foco do painel “Inteligência Artificial em Portos – A Realidade dos Projetos em Operação”, que reuniu especialistas para discutir o impacto da tecnologia nesse ambiente estratégico. Durante a discussão, Mateus Lima, CEO da i4sea, destacou como a IA está sendo utilizada para otimizar a logística e minimizar os riscos nos terminais marítimos.
Lima explicou que, por meio de inteligência artificial e modelagem preditiva, sua empresa tem aprimorado as operações portuárias. “Nosso trabalho começa com um diagnóstico detalhado do porto, identificando as condições específicas que causam fechamentos, como ondas e ventos. Com esses dados, treinamos modelos capazes de prever riscos climáticos e antecipar eventos extremos, garantindo maior previsibilidade nas operações portuárias”, afirmou.
Um exemplo prático do impacto dessa tecnologia pode ser visto no Porto de Mejillones, no Chile, o maior exportador de minério do país. Segundo Lima, a i4sea implementou sua solução na instalação, permitindo prever com maior precisão as condições climáticas e oceânicas. Isso reduziu o número de paradas operacionais inesperadas. “Eles conseguiram operar mais com a mesma capacidade”, afirmou.
Outro case de sucesso apresentado por Lima aconteceu em Manaus (AM), que vem sofrendo com períodos severos de estiagem nos últimos anos. A i4sea foi procurada pela Aliança, empresa do Grupo Maersk, para desenvolver uma solução que antecipasse os períodos de seca. “E só era possível fazer essa solução se tivesse inteligência artificial deep learning envolvida porque não tinha como estabelecer um padrão com a quantidade de dados disponível”, explicou.
Deep learning é uma técnica de IA que permite aos computadores aprender por si próprios. Com o uso da tecnologia, a empresa conseguiu gerar 33 cenários diferentes, permitindo uma previsão da seca com até 90 dias de antecedência.
Com mediação da CEO da Ions Innovation, Lindalia Sofia, o painel também contou com a participação de Carlos Aguilar Medrado, diretor comercial e de Administração do Sistema Portuário Nacional de Veracruz, no México.
Deixe um comentário