Porto

Anderson Pomini deve assumir Presidência da Autoridade Portuária de Santos

10/04/2023
Anderson Pomini deve assumir Presidência da Autoridade Portuária de Santos | Jornal da Orla

Escolhido pelo ministro Marcio França, advogado deve ser confirmado em reunião nesta terça (11)

Reunião do Conselho de Administração da Santos Port Authority (SPA) marcada para esta terça-feira (11) deve oficializar o advogado Anderson Pomini como o novo presidente da estatal. Também é dada como praticamente certa a nomeação de Bernadete Bacellar do Carmo Mercier como diretora administrativo-financeira.

Pomini foi secretário municipal de Justiça da Prefeitura de São Paulo na gestão de João Doria e pleiteava ser nomeado pelo presidente Lula no comando da Advocacia-Geral da União (AGU), com apoio do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França.

O presidente acabou oficializando no cargo o procurador da Fazenda Nacional Jorge Messias, que é próximo do senador Jaques Wagner (PT-BA) e de Dilma Rousseff — ele é o “Bessias” citado pela então presidente Dilma em uma gravação divulgada em 2016, que acabou impedindo a posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil.

Pomini é tido como pessoa de extrema confiança do ministro Marcio França e é bem próximo do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Já Bernadete Bacellar do Carmo Mercier foi superintendente e gerente jurídica da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) entre 2009 e 2015. Também foi secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal de São Vicente, em duas gestões (2001 a 2004 e 2017 a 2020); assessora parlamentar de França durante o mandato dele como deputado federal. Doutora em Direito, ela professora da Universidade Santa Cecília (Unisanta).