Escolhido pelo ministro Marcio França, advogado deve ser confirmado em reunião nesta terça (11)
Reunião do Conselho de Administração da Santos Port Authority (SPA) marcada para esta terça-feira (11) deve oficializar o advogado Anderson Pomini como o novo presidente da estatal. Também é dada como praticamente certa a nomeação de Bernadete Bacellar do Carmo Mercier como diretora administrativo-financeira.
Pomini foi secretário municipal de Justiça da Prefeitura de São Paulo na gestão de João Doria e pleiteava ser nomeado pelo presidente Lula no comando da Advocacia-Geral da União (AGU), com apoio do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França.
O presidente acabou oficializando no cargo o procurador da Fazenda Nacional Jorge Messias, que é próximo do senador Jaques Wagner (PT-BA) e de Dilma Rousseff — ele é o “Bessias” citado pela então presidente Dilma em uma gravação divulgada em 2016, que acabou impedindo a posse de Lula como ministro-chefe da Casa Civil.
Pomini é tido como pessoa de extrema confiança do ministro Marcio França e é bem próximo do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Já Bernadete Bacellar do Carmo Mercier foi superintendente e gerente jurídica da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) entre 2009 e 2015. Também foi secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal de São Vicente, em duas gestões (2001 a 2004 e 2017 a 2020); assessora parlamentar de França durante o mandato dele como deputado federal. Doutora em Direito, ela professora da Universidade Santa Cecília (Unisanta).