Qual a diferença entre esses sentimentos tão incríveis? Nem sempre me parece fácil diferenciá-los. O amor e a amizade têm muitas semelhanças e vivem em paralelo. É impossível amar sem que tenhamos amizade pela pessoa escolhida. Por outro lado, também é impossível termos uma amizade verdadeira com alguém que não amamos. Os sentimentos são intimamente ligados.
Um dos pontos altos do amor é a admiração, sem a qual a convivência torna-se sem graça. Mas, também, sem admirarmos o amigo, perdemos o interesse em mantê-lo ao nosso lado, conversarmos e tê-lo em nossa companhia.
Ambos só florescem quando existe cumplicidade, afeto, sinceridade, entre tantos outros nobres sentimentos. É certo que o amor é mais sensível, a amizade é mais segura; o amor nos faz voar e a amizade coloca nossos pés no chão. No amor há mais ternura, na amizade compreensão. A amizade é para sempre. O amor, nem sempre. A amizade é concreta, o amor é abstrato. Enfim, o que importa é ser tão maravilhoso amarmos, quanto termos uma ótima amizade!
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço