Santos

Alunos participam de peça teatral sobre desenvolvimento sustentável

29/02/2024
Alunos participam de peça teatral sobre desenvolvimento sustentável | Jornal da Orla

 

Na última quarta-feira (28), os estudantes do Senac Santos foram protagonistas de uma experiência única envolvendo arte, educação e sustentabilidade. Cerca de 400 alunos dos cursos de aprendizagem e ensino médio participaram de quatro sessões da peça teatral “Dr. Onu”, realizada na sede da instituição, na Vila Mathias.

A peça, idealizada por Fernando Monteiro, estudante de Engenharia Ambiental e proprietário da companhia de teatro SSM Arte, teve como foco os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Com uma abordagem lúdica, o enredo girou em torno de um médico que prescreve “medicamentos” para salvar o mundo.

Durante a performance, os alunos interagiram com o personagem Dr. Onu, que utilizou uma maleta de primeiros socorros para apresentar “curativos” para as metas dos ODS. “Essas foram as primeiras de muitas apresentações e o pessoal gostou muito. Estamos com o objetivo de expandi-las por Santos e pela Baixada Santista”, compartilha Monteiro.

A professora Greice Barbalho, representante do Programa Ecoeficiência do Senac Santos, destaca a importância da iniciativa: “O intuito é enfatizar o conhecimento ambiental e a importância dos ODS para os próximos anos em nível mundial”.

Bruno Valdevino, do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), enfatiza a necessidade de ampliar a divulgação dos ODS: “Infelizmente, ainda é alto o desconhecimento quanto aos ODS no Brasil. Divulgação é essencial para que todos vejam a importância dos objetivos e percebam que estes são de responsabilidade da sociedade como um todo”.

Tanto a SSM Arte quanto o Senac Santos são signatários do Movimento ODS Santos 2030, uma iniciativa que busca transformar o futuro da cidade. “Com certeza, os estudantes que participaram da dinâmica saíram conscientes de seu papel para a sociedade e prontos para agir para um mundo melhor”, ressalta Andrea Ribeiro, coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da Associação Comercial de Santos (ACS).