Após as festas de réveillon é bem comum sentir os efeitos da ressaca no organismo. De acordo com a nutricionista Patrícia Davidson, especialista em saúde hormonal natural e saúde da mulher, os sintomas incluem fadiga, náusea, dor de cabeça, sensibilidade à luz, desidratação ou tontura que dura várias horas.
“O álcool bloqueia a produção de um hormônio que ajuda seu corpo a segurar a água, levando à desidratação e perda de eletrólitos, como potássio e sódio. Acredita-se que o corpo experimenta respostas hormonais e imunes específicas durante uma ressaca que desencadeiam sintomas diferentes”, explica.
Embora não haja cura para ressaca, vários alimentos e bebidas podem aliviar os sintomas. Confira:
Alimentos de fácil digestão e ricos em sódio e eletrólitos, mas com algumas características específicas: ricos em potássio, como banana, que vai atender a 9% da necessidade diária de potássio, e abacate, que atende 15% dessa demanda.
Ricos em citrulina e água: melancia, que aumenta a chegada de fluxo sanguíneo maior pro cérebro e re-hidrata pela quantidade de água alta contida nela.
Rico em vitamina C que poupa glutationa: laranjas. A glutationa ajuda o fígado a fazer o detox do álcool mais rápido, retirando os subprodutos tóxicos do álcool. Outro alimento que tem cisteína, um aminoácido que se converte em glutationa, são os ovos.
Ricos em minerais, eletrólitos e água: frutas e vegetais frescos podem acelerar o detox de álcool pelo fígado. A batata doce também é ótima porque atende a alta quantidade de magnésio e potássio necessários para lidar com a ressaca.
Ricos em carboidratos: beber demais leva à hipoglicemia. Com quantidades importantes de álcool, o fígado para regular os níveis de glicose. Com isso, comer mais carboidratos após beber pode ajudar nos sintomas de ressaca.
Rico em aminoácidos: o álcool pode diminuir a capacidade do corpo lidar com aminoácidos. Então, aumente a ingestão de proteína, como frango e peixes.
Rico em eletrólitos e antioxidantes: água de coco
Rico em sódio: picles, suco de tomate temperado
Beber bastante líquido até a urina ficar mais diluída e de coloração clara.
Os melhores suplementos incluem: nac, cardo Mariano, extrato de chá verde, chlorella, spirulina, complexo B, repositor eletrolítico e ômega 3.
Patricia Davidson indica quais devem ser evitados por quem está sentindo os efeitos da ressaca:
“Não comer alimentos de difícil digestão como gorduras, frituras, carnes gordurosas como de churrasco . Evite também açúcar e sobremesa que podem precipitar uma hipoglicemia e cafeína, todos podem piorar os sintomas”.