Saúde

Além da Covid-19, nova variante de gripe também ameaça

17/12/2021
Divulgação/Prefeitura de Santos

Se não fosse suficiente a preocupação com a pandemia da Covid-19, o brasileiro se vê ameaçado por outra doença viral, velha conhecida mas muitas vezes subestimada: a gripe. O país está na iminência de ter uma epidemia provocada pela H3N2 Darwin, uma variante do vírus Influenza.

Embora muitos a confundam com resfriado, a gripe pode levar à morte.

Assim como no caso do novo coronavírus, a maneira mais eficaz de enfrentar esta nova gripe é a vacinação. O problema é que os vírus Influenza passam por mais mutações do que o coronavírus e, por isso, as vacinas precisam ser atualizadas todos os anos. A vacina aplicada no Brasil este ano é eficaz para combater a H3N2, mas não esta variante Darwin.

Ainda assim, a vacina do calendário vacinal de 2021 evita complicações da doença, principalmente hospitalizações.

Por isso, as autoridades de saúde destacam a necessidade de tomar precauções semelhantes às adotadas contra o novo coronavírus: uso de máscara, distanciamento interpessoal e isolamento assim que houver suspeita de ter contraído o vírus, para evitar contaminar outras pessoas, e realização de exame.

Principais sintomas
São os mesmos da gripe comum: febre alta, dores nas articulações, nariz congestionado, tosse, inflamação na garganta e fortes dores de cabeça. Pode haver vômito e diarreia principalmente em crianças.

Diferença entre resfriado e gripe
Basicamente, a principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade dos sintomas: na gripe são mais intensos e, no resfriado, mais leves e com menor duração. Há diferenças também no local afetado nas vias respiratórias. No resfriado, a região mais superior do pulmão, enquanto na gripe, o órgão inteiro pode ser atingido.