O governador Geraldo Alckmin lança neste domingo (26), às 14h30, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista (PDSLP), uma extensão do Programa Serra do Mar. Por meio dessa extensão, serão repassados R$ 54 milhões para construção de 1.800 unidades habitacionais nos empreendimentos Tancredo Neves III e Caneleira IV.
O convênio entre a CDHU e a Prefeitura de Santos será assinado pelo governador Alckmin, que também dará início às obras do Conjunto Habitacional Tancredo Neves III. Também participam da cerimônia os secretários Silvio Torres, Habitação, e Bruno Covas, Meio Ambiente. Ainda durante o evento, Alckmin autoriza a construção de 133 casas para beneficiar os moradores da Vila Santa Casa.
O PDSLP é ação do governo estadual que será executada pelas secretarias de Habitação e do Meio Ambiente, seguindo o modelo do Programa Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Mosaicos da Mata Atlântica. Tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social do litoral, em harmonia com a conservação dos recursos naturais.
Entre as ações destacam-se a realocação de famílias residentes em áreas de risco e no entorno do Parque da Serra do Mar, com a recuperação de áreas degradadas na Mata Atlântica. A inovação do programa é a parceria com os 16 municípios da costa paulista com o Estado na implantação do Sistema de Vigilância Ambiental para prevenção de novas invasões nas protegidas ou de risco.
A assinatura de convênios e Lançamento do PDSLP acontecem na Rua Querino Mário Biasoli, altura do nº 163, Cidade Naútica, São Vicente.