Sala de Ideias

Agora o ano começou?

24/02/2023
Freepik

Juliana Schonhaus

O ano só começa depois do carnaval, essa frase é clássica, não é?
Muitas vezes planejamos uma grande mudança de estilo de vida depois de “eventos” ou períodos – “depois da copa do mundo eu diminuo o consumo de álcool”; “Depois do ano novo eu entro na academia”; “depois do carnaval vou focar 100% na alimentação”; “segunda feira eu começo”, e por ai vai…
Isso acontece porque achamos que para manter um estilo de vida saudável precisamos que o período seja perfeito, sem festas, viagens, datas comemorativas, feriados… e vamos combinar? Esse período perfeito nunca chega. Depois do carnaval tem páscoa, depois festa junina, mais feriados, pequenas viagens, sem falar nos aniversários de amigos e família… e jajá o Natal chegando de novo.
Percebe que sempre teremos quebras na rotina e que o “focar 100%” dura pouco tempo? Ainda bem ne? O importante é entender que essas “quebras” cabem dentro de uma vida saudável.
As pequenas escolhas que você faz diariamente dita o rumo que vai seguir, então trace pequenas estratégias para redução de danos durante determinado período ou evento, volte para sua rotina habitual o mais rápido possível, e se tem um objetivo de mudança grande estabeleça pequenas metas para chegar até lá, não pense no famoso “8 ou 80″.

Juliana Schonhaus – CRN 3: 4223-9. Nutricionista e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.