A Afip Medicina Diagnóstica informa que, a partir de 31 de outubro deste ano, não prestará mais serviços de análises clínicas e imagem para o munícipio de Santos. Segundo balanço da associação, durante 19 anos foram atendidos 3,9 milhões de pacientes, ofertados 18,7 milhões de exames de análises clínicas e 1,2 milhão de exames de imagem.
Só em 2022, o número de atendimentos foi de 18.415 pacientes por mês e foram realizados 147.324 exames mensais – o equivalente a oito exames por paciente. Na pandemia, a entidade transformou o Centro de Diagnóstico, localizado na avenida Conselheiro Nébias, em um hospital de campanha com 26 leitos.
Afip Medicina Diagnóstica faz parte da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa, uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 45 anos com o objetivo de fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população.
Prefeitura diz que não haverá interrupção nas ofertas de exames
Por uma rede social, a Prefeitura de Santos informou que não haverá interrupção na realização de exames laboratoriais e de imagem.
“O atual contrato estabelecido, por meio de edital público, com uma entidade filantrópica, se encerra em 31 de outubro de 2022 e não permite a possibilidade de renovação ou prorrogação, conforme imposição de Lei.
A partir de 1º de novembro, os exames laboratoriais coletados nas policlínicas passam a ser analisados no laboratório da Santa Casa, dentro do convênio SUS. Já os exames de imagem (raio-X, ultrassonografia, eletrocardiogramas, monitoramento por sistema holter 24h, teste de esforço/teste ergométrico, espirometria ou prova de função pulmonar, tomografias e mamografias) serão absorvidos pelo Ambulatório de Especialidades Nelson Teixeira e Complexo Hospitalar dos Estivadores.”