São Vicente amplia, temporariamente, o reforço da vacina Meningocócica C (conjugada), contra a meningite, para adolescentes de 15 a 19 anos.
A indicação é porque este público é o principal responsável pela circulação do vírus, que se aloja na nasofaringe. O portador pode não desenvolver a doença, mas transmite para outras pessoas. O imunizante também será direcionado para crianças não vacinadas, com até 10 anos, e servidores da área da saúde.
A previsão é de que a campanha seja finalizada em fevereiro deste ano ou até acabar o estoque.
Anteriormente, a vacina contra a meningite estava disponível apenas para bebês, que deveriam tomar a primeira dose aos 3 meses, a segunda aos 5 meses e a dose de reforço aos 12 meses.
Os munícipes que fazem parte desta faixa-etária incluída na ampliação já podem comparecer a uma das 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) para serem imunizados contra a doença. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.
O posto fixo de vacinação do Brisamar Shopping também disponibiliza a vacina. Os profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde (Divisa) estão preparados para receber os vicentinos de segunda a sábado, das 10h às 19h. O posto está localizado na Rua Frei Gaspar, 365, Centro, no 3° andar, loja 346.
A outra vacina contra meningite que está sendo disponibilizada na Cidade é a ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos.