Santos Saúde

Ação na Praça Mauá em Santos orienta sobre anemia falciforme

28/10/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Um total de 210 pessoas foi atendido na tenda instalada na Praça Mauá, em Santos, na manhã de quinta-feira (27/10), em uma ação de orientação sobre a anemia falciforme, doença predominante na população negra. Quem passou pelo local também pôde fazer teste de glicemia (para detecção de diabetes) e aferição de pressão arterial.

Segundo explica o responsável pela Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Étnica (Copire) da Prefeitura de Santos, Ivo Evangelista Santos, a importância do teste de glicemia se dá pela prevalência de diabetes mellitus na população negra. O mesmo vale para a aferição de pressão alta. “A preocupação é que, com a pressão alta, aumenta a possibilidade de causar glaucoma”.

Entre os principais sintomas da anemia falciforme estão a palidez, cansaço fácil, icterícia (cor amarela), úlceras (feridas, em especial nas pernas) e, nas crianças, pode haver inchaço nas mãos e pés de forma muito dolorosa.

Ivo Evangelista destaca que o 27 de outubro é o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme. “É uma doença predominante na população negra, ela é hereditária, veio dos nossos ancestrais, cujos sintomas são dores fortes nas articulações e no baço”.