Santos Saúde

Ação leva mais de 170 pessoas aos hemonúcleos de Santos

27/06/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Mais de 60 litros de sangue foram doados a três hemonúcleos de Santos no sábado (25/6). Este foi o resultado da 2ª Mega Ação Social Mundial de Doação de Sangue, evento alusivo ao Junho Vermelho, mês de conscientização sobre o tema. A iniciativa contou com a participação de mais de 170 pessoas e foi realizada pelo Moto Clube Insanos com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Guarda Civil Municipal.

As doações foram realizadas na Casa de Saúde de Santos (Boqueirão), que abriu durante o sábado exclusivamente para atender à campanha; na Santa Casa de Santos (Jabaquara) e Hospital Guilherme Álvaro (Boqueirão), que estenderam o horário neste dia em razão da mobilização.

O organizador do evento e diretor regional social do Insanos, Jefferson Santos Andrade, conhecido como Ken, agradeceu a participação da GCM, que além de realizar a sua doação, também distribuiu panfletos sobre a ação, e à Seção de Captação de Órgãos e Tecidos (Secapt) da SMS, que participou do evento com a distribuição de informativos e sensibilização quanto à doação de órgãos.

Moto clube


Presente em 21 países, o Moto Clube Insanos realizou a primeira edição da Mega Ação Social Mundial de Doação de Sangue no ano passado. Na região, à época, a iniciativa se concentrou apenas no hemonúcleo do Hospital Guilherme Álvaro e em uma unidade de saúde de Cubatão, quando cada um dos postos recebeu a doação de 30 pessoas (número máximo por dia). No mundo inteiro, a ação somou cerca de oito mil litros de sangue doados.

Neste ano, além de beneficiar mais hemonúcleos, a iniciativa também se tornou rotineira. “Firmamos no mês de junho essa campanha em razão do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14. Mas a nossa intenção é fazer uma campanha interna, menor, a cada quatro meses, que é o tempo que se precisa esperar entre uma doação e outra. Então estamos planejando nos reunir novamente em outubro para isso”, afirmou o organizador.