Baixada Santista Saúde

Ação em Guarujá conscientiza sobre câncer de pele

09/06/2023
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

No dia 14 de junho acontece em Guarujá o 8º Aulão na Praia para pacientes atendidos pelas Unidades de Saúde da Família. O tema da conversa será a campanha Junho Preto, dedicado à conscientização e prevenção do Melanoma (câncer de pele).

O evento começa às 8h, na Praia da Enseada – em frente à Praça Horácio Lafer. Serão realizadas atividades de fisioterapia, ritmos, roda de conversa e um café da manhã com pratos típicos de festa junina.

A ação de prevenção ao câncer de pele também terá arrecadação de alimentos (arroz, feijão, macarrão, óleo, farinha de trigo e leite em pó) para doação, que beneficiará a comunidade do Fundão, localizada no Perequê.

De acordo com o INCA, o câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Nos indivíduos de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado em sua fase inicial. Nos últimos anos, houve grande melhora na sobrevida dos pacientes com melanoma, principalmente devido à detecção precoce do tumor e à introdução dos novos medicamentos imunoterápicos.

LEIA MAIS

Sol em excesso agrava risco de câncer de pele