A Academia da Saúde Maracanã promoveu uma ação especial em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta terça-feira (14). Foram realizadas palestras sobre a doença, além de uma apresentação teatral. Uma caminhada pelo bairro e uma aula de ritmos também animaram os participantes.
A atividade contou com a participação da equipe de saúde da família da Usafa Maracanã. Médicos e enfermeiros procuraram orientar a população com dicas sobre como prevenir o diabetes. Uma peça teatral executada pelos próprios frequentadores da academia abordou a resistência em insulina.
O educador físico da Academia da Saúde Maracanã, Mauricio dos Santos, foi o responsável por agitar a manhã dos moradores do bairro com muita música durante as atividades, além de reforçar a importância da atividade física na prevenção de doenças. “A gente fez esse evento porque temos mais de 18 mil diabéticos no Brasil e, por conta da data que é comemorada hoje, vimos a necessidade de tratar do assunto. Tenho minha mãe com diabetes tipo 2, minha noiva com diabetes tipo 1, então, é uma causa muito importante para mim e também para a população”, comenta.
Segundo a médica de família da Usafa Maracanã, Victória Maria Funes D’Américo, essa atividade de promoção e educação em saúde é fundamental, pois o território da unidade conta com muitos idosos e também com muitos pacientes diabéticos. “A diabetes é uma das doenças que mais mata hoje em dia e o tipo mais prevalente é o 2, que pode ser prevenido, então, hoje focamos em conversar sobre o que podemos fazer para prevenir o surgimento dessa doença. É isso que a Estratégia de Saúde da Família (ESF) preza, educar os pacientes, fazer promoção e prevenção”, afirma.
A empreendedora Mayara de Brito Bahlis, 29 anos, também participou do evento e falou sobre como é ter diabetes tipo 1 há 20 anos. “Eu participo de eventos sobre diabetes ao redor do Brasil, principalmente em São Paulo, então, ver um evento na minha cidade, no meu bairro, no posto em que pego meus insumos, é muito gratificante. E a gente percebe ao promover um evento como esse que tem muitas pessoas com diabetes, sempre tem um pai, uma mãe, um vizinho, alguém que trabalha com você com algum tipo de diabetes. Então, a gente poder falar disso aqui é muito gratificante, porque a educação em diabetes transforma vidas. As pessoas sabendo se tratar é o caminho para uma vida saudável”, conta.
Academias da Saúde – As Academias da Saúde são equipamentos fundamentais na promoção da saúde e na prevenção e controle de doenças. As unidades oferecem atividades físicas gratuitas e supervisionadas por um educador físico. Pessoas de todas as idades podem fazer atividades.
Para fazer a matrícula, basta procurar qualquer Academia da Saúde e apresentar ao educador físico cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do posto. O profissional irá fazer uma avaliação do paciente para poder indicar a turma mais adequada. A pessoa também pode ser encaminhada para a Academia pela equipe da Unidade de Saúde da Família (Usafa).
Confira o endereço das Academias de Saúde:
Academia da Saúde Aloha – Rua Walter Feliciano, nº 220, Nova Mirim;
Academia da Saúde Antártica – Rua Samuel Aunweor, nº 415, Antártica;
Academia da Saúde Rio Branco – Rua Hugo de Carvalho Ramos, nº 1551, Esmeralda;
Academia da Saúde Maracanã – Rua César Rodrigues, nº 750, Maracanã;
Academia da Saúde Melvi – Rua Leopoldo Augusto Miguez, nº 702, Melvi;
Academia da Saúde Ocian – Rua José Jorge, nº 559, Ocian;
Academia da Saúde Samambaia – Avenida das Araucárias, nº 211, Samambaia;
Academia da Saúde Santa Marina – Rua Clovis Batista dos Santos, nº 640, Anhanguera;
Academia da Saúde São Jorge – Avenida do Trabalhador, 4242 – Antártica.
Academia da Saúde Real – Rua Lilás, s/nº – Real;
Academia da Saúde Mirim – Rua Nossa Senhora da Conceição, s/nº – Nova Mirim.