Saúde

Absorvente gratuito pelo SUS: saiba como ter acesso

01/03/2024
Agência Gov

Já está em vigor o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, do Governo Federal, que distribui absorvente gratuito pelo SUS. Para ter acesso ao produto, disponível para pessoas entre 10 e 49 anos, é necessário atender a alguns critérios e fazer parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O processo para verificar a elegibilidade e solicitar os absorventes é simples. Os interessados podem acessar o site do CadÚnico e criar uma conta Gov.br. Então, basta emitir a autorização de retirar os absorventes.

Todo o processo ocorre no site do Meu SUS Digital ou pelo aplicativo, sem a necessidade de fornecer novos dados, uma vez que o sistema utiliza as informações do cadastro no Gov.br. Após inserir o CPF e a senha, os usuários devem clicar no botão do Programa Dignidade Menstrual para emitir a autorização. Cada autorização tem validade de 180 dias.

Absorvente gratuito na Farmácia Popular

Para retirar o absorvente gratuito pelo SUS, os beneficiários podem ir a uma drogaria do Farmácia Popular. É necessário apresentar a autorização digital ou impressa do Meu SUS Digital, bem como documento de identificação oficial com foto e CPF. São mais de 31 mil farmácias em todo o Brasil.

Para mais informações sobre o programa, o Ministério da Saúde disponibiliza o site Dignidade Menstrual, que inclui uma cartilha informativa. Além disso, é possível buscar orientações em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em equipamentos de assistência social, como Cras, Creas, Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua.

LEIA TAMBÉM

Farmácia Popular: saiba quem terá acesso gratuito a medicamentos