A Santa Casa de Santos terá o maior centro de nefrologia da América Latina. As obras devem começar no começo do ano e devem ser concluídas até Junho de 2023.
O anúncio foi feito pelo provedor da Santa Casa, Ariovaldo Feliciano, durante a cerimônia de inauguração da ala pediátrica para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), na noite de sexta-feira (16).
A unidade de nefrologia será instalada no espaço que abrigava a ala pediátrica da Santa Casa, no térreo, que foi transferida para o terceiro andar, totalmente modernizada.
Segundo Feliciano, no espaço a ser entregue em junho poderão ser feitas diálises e até transplantes.
“Também terá o Padrão Santa Casa de Qualidade”, ressaltou o provedor, que ao longo dos sete anos de gestão vem realizando uma série de melhorias no complexo hospitalar, tanto nos atendimentos particulares como para conveniados e o SUS. “Não fazemos esta distinção, todos recebem o mesmo tratamento humanizado e de alta qualidade”.
A inauguração das novas instalações da ala pediátrica dedicadas ao Sistema Único de Saúde contou com a presença de autoridades da região, como o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, e a diretora regional de Saúde, Paula Covas.
A Santa Casa de Santos também entregou uma nova sala para exames de Raio X, com um dos equipamentos mais avançados do segmento, ampliando a capacidade do serviço que atende pacientes do SUS, convênios e particulares.
Segundo o provedor da irmandade, Ariovaldo Feliciano, as novas instalações seguem o “Padrão Santa Casa” instituído pela atual gestão, e fazem parte do projeto de modernização do hospital, visando o melhor atendimento a todos os pacientes.
A nova ala infantil está localizada no 3º andar, ala D, e possui 40 leitos de internação contratualizados pelo SUS para atendimento às crianças de zero a 12 anos. Estes leitos estão distribuídos em 14 quartos climatizados e com banheiros, oferecendo maior conforto também aos familiares e acompanhantes.
A unidade também conta com uma brinquedoteca instalada no espaço do solarium, que é o grande destaque da obra, onde os pequenos pacientes podem se entreter durante o período de internação, com o acompanhamento da equipe de pedagogia hospitalar.
Para otimização do atendimento da equipe assistencial, a estrutura dispõe de sala adaptada para banho, sala de procedimentos, sala para medicação, vestiários masculinos e femininos, além de copa, rouparia, arsenal e posto de enfermagem.
Importante destacar que a antiga ala infantil do SUS funcionava no 1ºD da Santa Casa há mais de 20 anos, e apresentava diversas necessidades de intervenções estruturais. Esta questão foi objeto de especial atenção do provedor Ariovaldo Feliciano, fazendo com que as obras para transferência das instalações para a nova unidade no 3ºD fossem priorizadas, e assim oferecer atendimento adequado e humanizado às crianças e seus familiares.
Ampliação do Serviço de Raio X Central
O novo equipamento instalado no Serviço de Raio X Central, localizado no 2ºF, a exemplo dos aparelhos do Pronto Socorro Particular e Traumatologia SUS, conta com alta tecnologia para aquisição de imagens radiológicas. Seu receptor DR e software são capazes de captar e revelar imagens em até 2 segundos após o disparo do feixe de radiação ionizante, e sua mesa basculante permite a realização segura de todos os exames da radiologia convencional com alta qualidade.
A sala planejada para a instalação do equipamento foi reestruturada de acordo com os padrões de acessibilidade, com espaço adequado para atendimento de pacientes acamados, em macas ou cadeira de rodas, sem a necessidade de nenhuma adaptação.
A cabine de comando possui interruptores que possibilitam adequar a claridade durante os exames, condição muito importante para uma análise perfeita do ponto onde o paciente será irradiado, para posterior avaliação da imagem sem que a claridade atrapalhe o processo de análise.
Com essa aquisição atribuída à velocidade de revelação, o serviço de radiologia amplia a capacidade de atendimento em mais de 100%, além de agilizar a liberação do resultado, já que a revelação da imagem é imediata, sem necessidade do paciente aguardar análise para possível repetição.