Significados do Judaísmo

A intensa relação entre o vinho e o Judaísmo

29/06/2022
A intensa relação entre o vinho e o Judaísmo | Jornal da Orla

O Kidush é recitado com uma taça de vinho.

O vinho é uma parte central de grande parte da cultura judaica. A Torá registra a viticultura como uma das principais fontes da riqueza agrícola da Terra Prometida. Da videira vêm as uvas e das uvas, o vinho.

Na verdade, o judaísmo tem uma relação dupla e complicada com o álcool – e, em particular, com o vinho. Por um lado, o vinho é um componente significativo de muitos rituais judaicos.

Embora se diga que o justo deve se abster de excessos e abusos, o vinho é definitivamente considerado uma bebida de significado espiritual, reservada para ocasiões sagradas e especiais.

O Kidush é recitado no Shabat e feriados com uma taça de vinho. Quatro copos de vinho são parte integrante do Seder de Pessach. O vinho aparece com destaque na Havdalá, Brit Milá, cerimônias de casamento e muito mais. Quando um quórum suficientemente grande de pessoas se reúne para comer, é novamente a taça de vinho e sua bênção que conclui a graça após as refeições.

De fato, todo sacrifício oferecido no Templo Sagrado era acompanhado por uma oferenda de vinho, santificado como “rei das bebidas” com uma bênção especial: o Hagafen.

Entretanto, como infelizmente o Templo não está mais de pé (e não se pode comer carne sacrificada), podemos cumprir a mitzvá de regozijar-se em um Festival apenas bebendo vinho, como declara o salmo: “E vinho que alegra o coração do homem”. Neste caso, o vinho substitui o sacrifício e assim cumpre uma obrigação religiosa.

E não são apenas as pessoas – Deus também aprecia o vinho! O vinho era derramado como oferta de libação no Templo Sagrado.

Por outro lado, o judaísmo reconhece os perigos de intoxicação que estão implicados em alguns dos piores crimes relatados na Bíblia hebraica, incluindo o encontro incestuoso de Noé e o estranho fogo de Nadav e Abihu, filhos de Araon.

Assim, como em todas as outras facetas da vida, os efeitos positivos e negativos do vinho são determinados pela moderação, adequação e sabedoria dos seres humanos em consumi-los.

Como o vinho é relacionado a cerimônias espirituais do judaísmo, devemos tomar sempre um vinho considerado kasher.

Muitas falácias abundam em relação ao vinho kasher. Existe uma “lenda urbana” comum de que o vinho é tornado kasher depois de ser abençoado por um rabino – isso está incorreto.

Em seu nível mais básico, o vinho kasher é aquele manipulado apenas por judeus estritamente observantes do Shabat. Além disso, os produtores de vinho kasher estão proibidos de usar quaisquer produtos, como leveduras não autorizadas ou outros ingredientes que potencialmente possam estar fora dos parâmetros da convenção kasher.

Para serem considerados kasher, os judeus observantes do Shabat devem supervisionar e, às vezes, lidar com todo o processo de vinificação, desde o momento em que as uvas são esmagadas até o engarrafamento.

Não há nada nas leis de criação de uma garrafa de vinho kasher que diferencie a qualidade do produto final de um não kasher. O vinho kasher pode ser tão bom – ou ruim – quanto um vinho não-kasher. Kasher não indica nada sobre a qualidade ou falta dela em um vinho. É simplesmente uma certificação de que o vinho dentro da garrafa foi supervisionado como uma produção kasher.

Atualmente, Israel é abençoado com muitas vinícolas de última geração que combinam uma sinergia de tecnologia e tradição. Os vinhos kasher israelenses – e outros – são agora reconhecidos como de “classe mundial” pelas principais autoridades, com muitos recebendo regularmente os mais altos prêmios e reconhecimento.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.