Significados do Judaísmo

A Amidá -A Oração das Orações

28/12/2022
A Amidá -A Oração das Orações | Jornal da Orla

Para nossos Sábios, a Amidá era A oração. Quando eles se referiam a Tefilá (reza), inevitavelmente se referiam à Amidá. Na verdade, nenhuma outra parte de nossa liturgia é uma oração da mesma maneira. O Shemá e suas bênçãos são recitações da Torá, como a maioria dos Salmos espalhados por todo o livro de orações. Quaisquer outros textos são poesia da antiguidade tardia ou medieval, com o objetivo de iluminar os temas do Sidur. O único texto que realmente se qualifica como “oração”, e aquele que a Halachá realmente estabelece os padrões, é a Amidá. O requisito mínimo para a oração é recitar esta prece três vezes ao dia e o Shemá duas vezes. Todo o resto é, como se costuma dizer, comentário.

Tudo sobre a Amidá é intrigante. Não sabemos ao certo quando os judeus começaram a recitá-la ou mesmo por quê. O mais instigante de tudo é como passou a consistir em dezenove bênçãos, já que a Amidá também é chamada de Shmone Essre, ou seja, “as dezoito [não dezenove] Bênçãos”.

Desde o início dos tempos modernos, quase todo erudito, estudante ou sábio da vida judaica teve que lutar com a questão das origens da Amidá.

A prece, também é conhecida como Shmone Essre, porque originalmente consistia em dezoito bênçãos.

A narrativa conta que a obrigação de orar três vezes ao dia, que foi estabelecida por Esdras e codificada no Talmud (Berakhot 26b), é cumprida pela recitação da Amidá.

Amidá, que significa literalmente “em pé”, refere-se à série de bênçãos recitadas em pé.

No século V AEC, os 120 homens da Grande Assembleia compuseram o texto básico da Amidá. A forma e a ordem exata das bênçãos foram codificadas após a destruição do Segundo Templo no primeiro século EC.

Uma das versões aceitas é que Amidá foi expandida de dezoito para dezenove bênçãos no século 2 EC., sob a liderança do Rabino Gamliel.

Conta-se que a bênção adicional (contra os hereges) foi inicialmente destinada a combater as ameaças representadas pelas seitas samaritana e saduceia, e foi adicionada permanentemente à liturgia quando judeus convertidos ao cristianismo começaram a denunciar os judeus às autoridades romanas.

Maimônides escreve que até a destruição do Templo Sagrado, todos oravam com suas próprias palavras.

Quando os judeus foram para o exílio, entretanto, sua língua se tornou uma mistura de um hebraico distorcido e algumas das outras línguas das regiões de seus exílios. Como resultado, eles não eram capazes de se expressar adequadamente em oração. Portanto, Esdras e sua corte rabínica estabeleceram um texto definido para todos usarem.

Usando a imagem de mestre e servo, os rabinos declararam que um judeu deve se apresentar diante de seu Mestre primeiro com palavras de louvor, depois deve pedir suas súplicas e, finalmente, deve retirar-se com palavras de agradecimento. Assim, cada Amidá é dividida em três seções centrais: elogios, pedidos e agradecimentos.

A tradição manda ficar com os pés juntos enquanto se recita a Amidá, como uma demonstração de respeito a Deus.

O costume é orar em direção a Israel e, se alguém estiver em Israel, voltar-se para Jerusalém e o Monte do Templo. Isso mostra respeito pelos templos, que eram fundamentais para a vida judaica, e lembra que a sinagoga foi estabelecida para tentar preencher a lacuna na vida judaica deixada pela destruição dos Casas Sagradas. Em muitas sinagogas no oeste, a arca fica na parede leste da sinagoga por esse motivo.

A Amidá é a oportunidade de uma pessoa se aproximar de Deus em oração particular e, portanto, deve ser dita em voz baixa. As palavras devem ser audíveis para si mesmo, mas deve-se ter o cuidado de orar baixo o suficiente para não perturbar os outros. Se estiver sozinho, é permitido levantar um pouco a voz, se isso ajudar na concentração.

É proibido interromper esta reza até mesmo para cumprimentar uma pessoa importante. Não se deve sequer reconhecer uma saudação. Apenas uma grave emergência justifica a interrupção do Shmone Essre, por ser considerada uma conversa com Deus.

Imediatamente antes de recitar a Amidá, desenvolveu-se a tradição de dar três passos para trás e depois para a frente novamente para simbolizar entrar na presença de Deus.

As três primeiras bênçãos de louvor da Amidá em cada culto são sempre as mesmas, com apenas pequenas variações para dias de semana, Shabat e feriados.

Nos dias de semana, a seção intermediária da Amidá consiste em 13 bênçãos que são pedidos individuais e comunitários a Deus.

Dos 13 pedidos recitados durante a Amidá do dia da semana, os primeiros cinco são essencialmente pessoais, ou pedidos individuais a Deus para melhorar a situação de cada pessoa.

As oito bênçãos seguintes são focadas mais explicitamente nas necessidades comunitárias e nacionais do povo judeu.

A seção final de cada Amidá termina com 3 bênçãos de agradecimento a Deus; como as três primeiras bênçãos, elas são idênticas para as versões de dia da semana, Shabat e feriados.

No Shabat, festivais e serviços de Lua Nova, a Amidá consiste nos primeiros 3 louvores e nos últimos 3 agradecimentos, mas um parágrafo especial para o dia apropriado substitui as 13 bênçãos usuais no meio.

Assim, a Amidá nesses serviços tem apenas 7 seções e é conhecida como bircath sheva.

As 13 petições são omitidas porque é proibido falar de necessidade e tristeza nesses cultos alegres.

Apesar de todo este ordenamento, devemos notar que nossos sábios, ao longo das gerações, reconheceram e advertiram contra o risco de a liturgia fixa se tornar rotineira e ausente de sentimento genuíno.

Alguns rabinos têm incentivado aqueles que oram a adicionar intenções pessoais ou pedidos nas bênçãos do meio, especialmente em “Shema Koleinu”, para que suas orações sejam ditas com sentimento e paixão genuínos.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.