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7 dicas de MKT Digital para PME’s 

06/12/2021
Pixabay

A era digital chegou de vez. Grandes empresas devem contar com boas estratégias de Marketing Digital, ter um site, um registro de domínio e todos aqueles detalhes que tornam a empresa competitiva e que reforçam o posicionamento da marca.

Entretanto, se isso vale para as grandes empresas, as pequenas e médias também não ficam para trás. Para competir numa terra de gigantes, é preciso utilizar os recursos que estão ao seu alcance e o Marketing Digital está aí para isso.

No caso das PMEs, é possível contar com algumas dicas básicas de Marketing, capazes de proporcionar bons resultados, otimizar vendas e manter o seu negócio onde ele não pode sair: na preferência dos consumidores.

No presente artigo iremos apresentar tópicos que trazem dicas de Marketing Digital para você turbinar a sua PME. Confira então os tópicos a seguir. 

Dicas essenciais de Marketing Digital para PMEs

Alguns gestores acreditam que o Marketing Digital é coisa para quem tem grandes empresas. Porém, a realidade não é bem assim, pois as ferramentas e estratégias digitais também servem para ajudar quem tem um pequeno ou médio negócio nas mãos.

Em tempos de pandemia, por exemplo, a digitalização mostrou ser a grande aliada de todos os empreendimentos, tanto dos pequenos, quanto dos médios e grandes.

A razão disso é o fato de que um trabalho bem feito de Marketing Digital faz bem para qualquer negócio. No caso das PMEs, a pequena estrutura não é um empecilho para obter bons resultados.

Pode ser um pequeno carrinho de cachorro-quente na esquina ou um salão de beleza na garagem de casa, a verdade é que com as estratégias certas – e as ferramentas adequadas – o negócio tem tudo para atingir as metas estipuladas e altos índices de venda. Portanto, ficam aí as dicas. 

1 – Tenha um site

Garantir uma boa presença online é um dos alicerces do Marketing Digital bem feito. Por isso, ter um site para – sem deixar de lado também o registro de domínio – é fundamental.

Dependendo do segmento da PME, ter um blog também é de grande ajuda, visto que a criação de conteúdo é um dos grandes elementos do Marketing Digital.

Entre as várias vantagens de um blog, além de trazer autoridade para a sua marca, está o fato de que não é difícil ter um. Ferramentas intuitivas como o WordPress, Webnode e o Wix permitem a criação e o gerenciamento fácil de um blog ou até mesmo um site.

2 – Conheça o seu público

É fundamental conhecer a persona para que seja possível desenvolver estratégias de Marketing Digital para o seu pequeno negócio.

Por isso, uma boa estratégia de Marketing Digital começa com pesquisas e levantamentos. Se o seu pequeno negócio é um salão de beleza feminino, conheça o perfil da maioria das clientes, a idade, as profissões, entre outros detalhes essenciais para facilitar o entendimento das necessidades do seu público.

Formar uma persona coerente com o perfil das clientes será a bússola para orientar a criação de estratégias direcionadas e com o foco no público certo. 

3 – Adote o Inbound Marketing
Talvez você o encontre por aí com o nome de Marketing de Atração e não é por acaso, pois o Inbound Marketing é isso mesmo: um conjunto de estratégias com foco em atrair, converter e encantar os consumidores.

Ele é bastante eficiente para ajudar PMEs de qualquer segmento por meio de quatro etapas bem definidas, que são atrair, converter, vender e encantar.

Para isso, é importante ter um canal na web (blog ou site) e trabalhar as redes sociais para assim criar e ter uma presença digital profissional e sólida.

4 – Invista em estratégias de SEO Local 

E já que falamos em site e blog, não dá para deixar de lado as técnicas de SEO. Essas técnicas são essenciais para impulsionar o seu conteúdo no Marketing Digital. Elas basicamente consistem no uso correto de palavras-chaves e outros recursos importantes nas postagens.

Dessa forma, quando se trata de Marketing Digital para pequenas e médias empresas, o SEO Local aparece para ajudar. 

Ele consiste em práticas que possuem o objetivo de atrair um segmentado grupo de pessoas que fazem parte de um espaço geográfico. Para isso, você vai contar com palavras-chave estratégicas (sim, sempre elas) que ajudarão a posicionar o site ou blog e atrair as personas.

De uma forma geral, com o SEO Local a sua PME consegue engajar apenas pessoas que tenham mais probabilidade de ir ao seu negócio em uma determinada região.

Você já ouviu falar no Google Meu Negócio? Pois então, ele é uma maneira de utilizar o SEO Local e divulgar o seu negócio para quem procura pelos seus serviços na sua região. 

Por meio desse recurso grátis oferecido pelo Google, é possível divulgar na internet os dados básicos do seu negócio, como endereço, contato e imagens. 

5Utilize as redes sociais

Hoje em dia as redes sociais estão presentes no dia a dia dos consumidores de todos os perfis. Basta ter um smartphone em mãos para, em questão de segundos, qualquer pessoa acesse alguma rede social, seja o Twitter, o Instagram ou alguma outra que no momento esteja em alta. 

Por isso, qualquer estratégia de Marketing Digital que não leva em consideração o potencial das redes sociais tem tudo para dar errado. 

O Instagram, por exemplo, vem crescendo em popularidade desde de 2018. Outra rede social que tem um enorme potencial de segmentação e interação com o público é o Youtube. Inclusive é possível utilizar essa mídia social para criar estratégias para pequenas e médias empresas.

6 – Aproveite as vantagens do e-mail Marketing

Quem se aventura no universo do Marketing Digital com certeza vai encontrar pelo caminho alguns termos como “funil de compras, “captação e nutrição de leads” e “jornada do cliente”. Saiba que o e-mail Marketing tem tudo a ver com eles.

O e-mail Marketing é perfeito para uma comunicação segmentada e personalizada com o seu público. Além disso, se o objetivo é criar conteúdo capaz de captar e nutrir leads (os famosos clientes em potencial), o e-mail Marketing está aí para isso.

Contudo, é claro que para você aproveitar ao máximo os benefícios do e-mail Marketing, é importante contar com ferramentas adequadas para esse objetivo. O Mailchimp e o E-goi são bons exemplos disso.

7 – Reforce a sua relação com os clientes

Conquistar clientes é importante, mas mantê-los engajados com a sua marca também. Por isso, não pense que após uma venda o seu trabalho de conversão de clientes já acabou. Pelo contrário, é essencial manter a interação com o público, divulgando promoções e novidades.

Ao fazer isso, você permite que a sua marca tenha condições de engajar com mais facilidade o público e até mesmo gerar outras vendas. 

De forma geral, é sabido que é muito mais barato manter um cliente do que conquistar novos. Por isso, as estratégias de relacionamento e fidelização devem ser usadas em qualquer tipo de empresa.

Benefícios do Marketing Digital para os pequenos negócios

O Marketing Digital traz várias vantagens para as pequenas e médias empresas. Vamos conferir algumas delas a seguir? 

Custo baixo

Boa parte das estratégias de Marketing Digital apresenta custos baixos, se consolidando como um meio rápido, barato e eficiente de garantir clientes, posicionar a marca e obter bons resultados.

Competitividade

É comum que uma pequena empresa se sinta em desvantagem para competir com as gigantes quando o assunto é divulgação e atuação no mercado. No entanto, com uma boa presença online e as estratégias certas, é possível se manter em evidência.

Facilidade de segmentação
Se nos meios tradicionais nem sempre é possível manter o foco no público que realmente faz parte da sua persona, com o Marketing de Conteúdo a situação é diferente.

Os canais online, em sua maioria, possibilitam interagir e divulgar a sua marca para o perfil adequado de consumidor.

Possibilidade de monitoramento
Por meio das ferramentas certas é possível rastrear os passos dos clientes, indo de um clique em um link do e-mail marketing, um comentário no blog e até a finalização de uma compra na loja online.

Marketing Digital não é coisa somente de grandes empresas

O marketing digital é o caminho mais acessível para alcançar seus clientes, principalmente quando falamos de pequenas e médias empresas.

Além dos gastos de uma estratégia de Marketing Digital ser bastante baixo, ainda assim é possível adequar os investimentos sempre de acordo com as possibilidades financeiras de cada negócio.

Isso porque as plataformas utilizadas permitem uma segmentação de clientes bastante coesa, bem como ajudam a ampliar o ROI das ações, gerando mais negócios.

Por isso, ter um site ou blog com um registro de domínio próprio é um dos primeiros passos para criar a sua presença online e desenvolver uma eficiente estratégia de Marketing Digital para o seu negócio.

Portanto, ao seguir essas dicas você tem tudo para garantir os bons resultados para a sua pequena ou média empresa, pois o Marketing Digital é um instrumento viável e democrático.