Leitura

Seri e Paulo Mauá relatam viagens no tempo e no espaço

20/11/2021
Arquivo Pessoal

Duas obras produzidas com extrema sensibilidade e apuro técnico vão ser lançadas no próximo sábado (27/11), das 16h às 19h, no Shopping Parque Balneário: o livro “O Espaço Sideral Panapaná”, de Paulo Mauá; e a HQ  “Rita de Cássia – Retalhos em Quadrinhos”, do ilustrador e jornalista Seri. Destinado ao público infanto-juvenil, “O Espaço Sideral Panapaná” narra a aventura espacial da comandante Beatriz e sua tripulação com destino à Lua. Mas toda viagem espacial pode apresentar surpresas…

Já “Rita de Cássia – Retalhos em Quadrinhos” relata, em formato de linha do tempo (de 1957 a 2007), a saga da família de Nicola, costurando os dramas humanos com fatos históricos ocorridos ao longo de cinco décadas.

Aventura no espaço sideral

Destinado ao público infanto-juvenil, “O Espaço Sideral Panapaná” narra a aventura espacial da comandante Beatriz e sua tripulação com destino à Lua. Mas toda viagem espacial pode apresentar problemas no caminho e os astronautas precisarão do auxílio das estrelas e da Estação Espacial Internacional. Na jornada, encontrarão uma sala de aula de planetas e buraco negro.

Paulo Mauá é escritor, músico, engenheiro e educador, nascido e morador de Santos. É autor dos livros infantojuvenis “O Circo Panapaná”, “A Orquestra Panapaná”, “Dicionário de coletivos do Tio Menelau”, “A casinha das vogais”, “O Castelo Panapaná” e do livro acadêmico “Ensino de música para cegos sem braile: desafio ou loucura?”. Faz parte da UBE (União Brasileira de Escritores), participa de bienais, ganhou prêmios de contos e poesia, realiza oficinas e palestras de literatura no Brasil e na Europa e o que mais gosta: estar com os seus leitores em qualquer lugar para ouvir as histórias de cada um deles, sem pressa alguma.

Cinco décadas agitadas
Vencedor de vários prêmios, Seri lança mais um trabalho de alta qualidade, em formato de História em Quadrinhos. “Rita de Cássia – Retalhos em Quadrinhos” relata, em formato de linha do tempo (de 1957 a 2007) a saga da família de Nicola, um policial militar e pai omisso, mulherengo e preguiçoso, casado com Bonita, uma das mais belas mulheres dos morros de uma cidade litorânea que, grávida de Rita de Cássia, casa por conveniência com Nicola, um marido que nunca amaria de verdade.  Bonita mostra-se uma mulher altamente agressiva, neurótica e ciumenta, enquanto sua filha é criada com mimos e permissividade por um pai permissivo e irresponsável.

À medida que a trajetória dos personagens se desenvolve, o autor paralelamente ambienta vários momentos políticos e sociais pelos quais o país atravessou nessas cinco décadas. As situações narradas são frutos de “retalhos” de lembranças das oralidades familiares de Seri, assim como de suas próprias experiências pessoais. Segundo ele, “o livro surgiu de uma necessidade que tinha de resgatar memórias afetivas de várias pessoas apenas para que não se perdessem com o tempo”.

Artista premiado
Ilustrador, cartunista, quadrinista e jornalista, Sérgio Ribeiro Lemos é um dos artistas mais respeitados em seu segmento. Além de construir sólida trajetória em jornais como A Tribuna de Santos, Diário do Grande ABC, Folha de S. Paulo e até o emblemático Pasquim, Seri coleciona diversos prêmios e menções honrosas, como o Salão de Humor de Piracicaba, Salão de Humor da China e Salão de Humor de Morástica (Itália). É o criador da personagem Bigail, de várias campanhas educativas e autor de HQs do Projeto Cidadão, desenvolvido pelo Jornal da Orla.

Confira entrevista com Seri no OrlaPlay