Santos cria roteiro especial para visita ao Centro Histórico aos sábados
13/11/2021Sede de uma riqueza incalculável de detalhes arquitetônicos, culturais e religiosos que remontam à história do Brasil e têm ligações com diversas partes do mundo, o Centro Histórico de Santos abriga uma variedade de atrações para turistas e santistas de todas as idades. Para atrair cada vez mais pessoas a vivenciar essas experiências, a Prefeitura de Santos acaba de criar o roteiro #SábadoNoCentro.
A experiência começa às 9h, no Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95), com entrada gratuita e abertura até as 18h. O local exalta o principal produto brasileiro de exportação no final do século 19. É uma experiência de sensações, do início do cultivo até a consolidação do café como um dos símbolos nacionais. Exposições permanentes e temporárias, obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria, que serve os melhores grãos – e até o mais caro e raro do País – são algumas de suas muitas atrações.
Em seguida, às 11h, a dica é conhecer a região por meio de um walking tour monitorado por um guia que sabe tudo sobre o local. O valor da atividade custa R$ 30 e o ponto de partida é em frente ao Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Valongo). Os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente nas agências Parceiros do Turismo (13) 99771-9825/(11) 99544-9825 ou Caiçara Expedições (13) 3466-6905/(13) 98142-0151.
DEPOIS DO WALKING TOUR
Aproveitando que já está no Museu Pelé, o turista pode se adiantar e adquirir sua passagem para a linha turística do bonde por R$ 7. A saída mais indicada é a das 16h para que o restante do roteiro seja feito com tranquilidade.
Após a compra do ingresso, há um tempinho para uma parada para o lanche e almoço, quando é possível aproveitar a variedade gastronômica da região central.
VISITA AO PAÇO
Continuando com a autêntica volta no tempo, às 14h é possível realizar a visita monitorada ao Palácio José Bonifácio (Praça Mauá s/nº, Centro), sede da Prefeitura. O nome do local foi escolhido em homenagem a um dos mais ilustres santistas, o Patriarca da Independência. O prédio, construído no período áureo do café, é uma das poucas edificações públicas do Estado de São Paulo que mantém a estrutura original e grande parte da decoração preservada.
A visita mostra o saguão principal, o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio, a linda Sala Princesa Isabel e o Centro de Controle Operacional (CCO). A atividade é gratuita, mas é preciso se inscrever, a partir da terça-feira, no site www.turismosantos.com.br/visitaaopalacio. É importante chegar 15 minutos antes do início da visita para garantir o lugar.
PASSEIO PELA FEIRA
Na última etapa do passeio, o turista retorna à Estação do Valongo para conferir, às 15h, a Feira Feito em Santos – Valongo. Funciona nos fins de semana, das 11h às 17h, e conta com diversos produtos de artes plásticas, artesanato, trabalhos manuais e lembranças da Cidade.
BONDE
Com os passeios do bonde em mãos, chegou a hora de aproveitar o passeio que é a marca turística de Santos, uma verdadeira viagem no tempo por diversos pontos de interesse histórico e cultural. Os elétricos dos séculos 19 e 20, procedentes de diversas partes do mundo, até do Japão, percorrem o Centro Histórico, em roteiro monitorado por guia de turismo.
MUSEU PELÉ
Por fim, a casa do Rei do Futebol: o Museu Pelé. Com acesso gratuito, é o momento de viajar pela incrível trajetória de Edson Arantes do Nascimento com documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do 'Maior atleta do século 20'.
Não deixe de prestigiar a exposição ‘O Início da Lenda – Pelé sob o olhar do fotógrafo José Dias Herrera’, que mostra, em enormes painéis e centenas de fotos digitais, os primeiros dias do Rei do Futebol no Santos FC.
MARQUE #SábadoNoCentro
O roteiro, desenvolvido pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, garante opções para diversas idades. Porém, os turistas devem ficar atentos aos canais oficiais da Prefeitura e Seectur para eventuais mudanças nos horários de funcionamento e valores das entradas.
Quem quiser marcar seu passeio nas redes sociais, além da tag #SábadoNoCentro, também pode usar #TurismoSantos e #obomdesantos.