Debate na Redação

51% acreditam que Bolsonaro tentou dar o golpe, diz pesquisa

13/12/2024
51% acreditam que Bolsonaro tentou dar o golpe, diz pesquisa | Jornal da Orla

Outro recorte da pesquisa Quaest mostra que 51% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro tentou dar o golpe em Lula. Bolsonaro e militares estão sendo investigados por tentativa de golpe de estado contra Lula, mas 46% dos brasileiros não sabiam das investigações, afirma Quaest. Ainda sim, 34% acreditam que Bolsonaro não teve envolvimento com o plano.

No programa Debate na Redação, o advogado Ranieri Ceconni, disse que Bolsonaro queria dar o golpe. Em sua opinião, o ex-presidente queria dar o golpe, pois sempre deixou claro publicamente. De acordo com o advogado, nós temos uma identidade absoluta com dois polos da nossa realidade política. “A esquerda o tempo todo se propagandeia como democracia, mas só é democracia, aquilo que ela quer que seja. Falou contra, eles já chamam de anti democracia. Ou seja, ninguém pode ter nenhuma opinião que não seja a deles”. Para ele, isso se vê também no ex-presidente Bolsonaro.

Ranieri comenta que vê algo interessante no Bolsonaro, uma certa contradição que nem ele mesmo consegue enxergar. “Ele acredita na liberdade de expressão, na liberdade econômica, mas tem uma postura de ‘quem manda aqui sou eu’. Eu não sei nem se ele consegue enxergar a contradição, no fato dele realmente acreditar em liberdade, mas não ter um padrão de comportamento de liberdade”. Já a direita em sua opinião, tem uma postura autoritária assumida.

Outro assunto debatido no programa foi que o governo Lula anunciou nesta sexta (13), que irá apresentar um plano anticorrupção inédito. Segundo a controladoria geral da união, este plano será um marco de enfrentamento à corrupção no Brasil. O plano está sendo dividido em 5 pontos. Entre eles: controle da qualidade no uso de recursos, integridade das relações público-privadas, transparência no governo, combate a corrupção e fortalecimento das instituições.

Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=DI1mrKC3iec