Esportes

Desafio celebra Dia do Caratê em Santos

26/10/2021
Desafio celebra Dia do Caratê em Santos | Jornal da Orla

Santos celebrou, na segunda-feira (25), o Dia Mundial do Caratê com o "Desafio dos 100 Kata", contando com a participação de cerca de  60 atletas de todas as idades no Ginásio do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças. O evento também comemorou os seis anos da escola da modalidade oferecida pela Secretaria de Esportes (Semes) de forma gratuita.

 

O Desafio foi organizado pelo professor Fábio Abreu." A nossa aula é totalmente inclusiva, atendemos crianças, idosos, pessoas com deficiências e pessoas trans. O único pré-requisito é ser morador de Santos”, diz o sensei.

 

Abreu explica que o Kata é um conjunto de movimentos de ataque e defesa e está presente nas mais diversas artes marciais japonesas. Podem ser realizados em conjunto ou individualmente. “Não é fácil. É um desafio que exige força, concentração, equilíbrio e técnica. O objetivo é chegar até o final”.

 

FELIZES COM O CARATÊ
Participando do desafio, os irmãos Guilherme e Henrique Ramiro frequentam as aulas desde o início do projeto e ressaltam que não pretendem parar. Guilherme, de 17 anos, conta que veio ao CER Reboucas por iniciativa da mãe e da avó que já faziam outras modalidades no local. “Na primeira aula eu lembro que não me entusiasmei tanto porque achava que já ia sair daqui lutando que nem o Karatê Kid. Mas depois adorei a metodologia do sensei Fábio. Já estou aqui há 6 anos, agora na faixa roxa, mas pretendo conquistar a faixa preta e continuar”, contou.

 

O irmão Henrique, 16 anos, conta como as aulas on-line foram importantes durante a pandemia. “O sensei nos ajudou muito. Com tudo fechado, as aulas de caratê on-line era o que tínhamos pra fazer. Já participei de campeonatos internos, mas competir profissionalmente não é o meu foco. Quero seguir porque me dá prazer e me faz bem. O caratê para mim é mais do que um esporte, é uma filosofia de vida”, ressalta.

 

IMPORTÂNCIA DA MODALIDADE
O professor falou sobre a importância da filosofia do caratê para o desenvolvimento de crianças e adultos. “Para crianças, a disciplina e hierarquia são valores importantes que elas aprendem nas aulas e levam para vida toda. Além dos benefícios relacionados ao gasto calórico, coordenação motora, agilidade e concentração. Já os adultos conseguem transportar todas as lições que o treinamento proporciona para a vida fora do tatame. Isso garante mais equilíbrio para enfrentar os desafios da vida”, explica.

 

O secretário de Esportes Gelasio Ayres Fernandes Jr destacou a retomada das aulas com força total na Cidade. “No período que antecedeu a pandemia nós chegamos a ter cerca de 150 alunos matriculados nas aulas de caratê da Semes. Há vagas abertas para quase todas as idades e trabalhando para que muito em breve voltemos a ter todas as turmas completas novamente”, completa.