Meio Ambiente

Santos abre votação para escolher ave símbolo da Cidade

05/10/2021
Santos abre votação para escolher ave símbolo da Cidade | Jornal da Orla

Em celebração ao Dia da Ave, comemorado nesta terça (5), a Secretaria de Meio Ambiente de Santos promove uma votação aberta ao público para eleger a ave símbolo de Santos. A eleição, que segue até o dia 15, ocorre de forma online e oferece dez opções de escolha.  

 

De acordo com a bióloga da Semam, Sandra Pivelli, que colabora no processo seletivo, “eleger uma ave símbolo conecta o munícipe com o meio ambiente, criando um sentimento de pertencimento e conservação. A partir do momento que a gente conhece melhor uma ave e tem uma identificação com ela, passamos a preservá-la. Também tomamos consciência da importância do ambiente a qual ela está inserida”. 

 

O concurso também vai sortear, entre os participantes, exemplares do livro Guia de Campo: Aves da Costa da Mata Atlântica”, que é o primeiro guia de aves da Baixada Santista, lançado em novembro de 2020, pelo fotógrafo Leonardo Casadei. O guia, com mais de 300 páginas, traz fotos e informações de 270 espécies da região. 

 

SELEÇÃO
A seleção das espécies foi feita por uma comissão técnica da Semam, levando em consideração critérios técnicos, com objetivo de estimular o conhecimento sobre a natureza da região. “Selecionamos aves nativas que possuem características relevantes. Alguns são mais numerosos e podem ser observados com mais facilidade e são mais populares. Outros foram escolhidos por sua beleza. Algumas aves também foram escolhidas, por exemplo pelo seu tamanho. Elas se destacam na paisagem e são muito admiradas”, afirma Sandra.  

 

CONHEÇA E ESCOLHA AS ESPÉCIES
TIÊ-SANGUE

Ave símbolo da Mata Atlântica. Além de abundante na região, o macho possui uma plumagem vermelha, característica presente, também, na bandeira de Santos. A fêmea, igualmente bela, possui penas pardas na parte superior e marrom-avermelhada na inferior. 

 

BEIJA-FLOR-TESOURA

Um dos maiores beija-flores brasileiros, se movimenta em alta velocidade. Além disso, ao ficar parado move suas asas de uma maneira peculiar, bem diferente das outras aves.  

 

GAVIÃO-ASA-DE-TELHA

Uma das poucas espécies de aves de rapina que caça em bando. Assim, conseguem capturar presas maiores, ou que são difíceis de serem perseguidas individualmente. Estima-se que, em vôo de caça, alcance a velocidade de 80 Km/h. 

 

PICA-PAU-DE-CABEÇA-AMARELA 

Comum nos parques da Cidade, esta ave possui cabeça e face amarelos, além de apresentar um topete proeminente na mesma tonalidade.  

 

SAÍ-AZUL 

Este pequeno pássaro pesa, em média, 16 gramas. Apesar do tamanho, sua beleza não passa desapercebida. O macho apresenta plumagem azul, com detalhes pretos, enquanto a fêmea é verde, com cabeça azulada e pernas cor de laranja. 

 

GARÇA-MOURA

Uma das maiores aves do País, com tamanho médio de um metro, esta garça é fácil de ser observada. Habita beiras de lagos de água doce, rios, pequenos riachos, estuários, manguezais pântanos e alagados. Normalmente é solitária e desconfiada

 

FRAGATA

Muito popular no litoral paulista, a fragata tem uma envergadura que pode superar dois metros. São as aves com a maior superfície de asa por unidade de peso. Os machos se destacam por possuir um saco gular na região do peito, vermelho. As fêmeas são maiores, com a cabeça escura e o peito branco. 

 

MARTIN-PESCADOR-GRANDE

Esta ave, de hábitos solitários, alimenta-se, preferencialmente, de peixes. Costuma ficar em poleiros para visualizar a presa na água. Ao localizar a caça, esta ave mergulha sobre ela e, após a captura, retorna ao poleiro. Habita manguezais e lamaçais do litoral. Seus ninhos são como plataformas construídas com gravetos, normalmente em manguezais. Põe de dois a cinco ovos azuis. 

 

PERIQUITO-RICO

Uma espécie comum em Santos. Possivelmente por causa das numerosas palmeiras, que servem como fonte de alimento e local para construção de seu ninho. Uma curiosidade desta ave é que, quando são ameaçadas, às vezes, ficam penduradas de ponta-cabeça em um galho.