Esportes

Troféu Brasil de Triathlon acontece no domingo em Santos

01/10/2021
Troféu Brasil de Triathlon acontece no domingo em Santos | Jornal da Orla

Neste domingo (3) Santos vai receber a 1ª Etapa do Troféu Brasil de Triathlon 2021 e o 5º Campeonato Santista de Short Triathlon, que acontecem simultaneamente e marcam a retomada dos eventos esportivos na Cidade através do primeiro evento-teste no Esporte.

 

A competição contará com 700 participantes e protocolos rígidos de segurança que incluem utilização de máscara, higienização das mãos com álcool em gel, apresentação de exame RT-PCR negativo realizado há no máximo 72 horas e apresentação de carteira de vacinação com esquema vacinal completo contra a covid-19.

 

A largada acontece em frente à Etec Escolástica Rosa (Avenida Bartolomeu de Gusmão, Aparecida). A prova terá 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida na distância olímpica e 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida na distância short.

 

De acordo com o presidente da N.A Sports, empresa responsável pela organização do evento, Núbio de Almeida Lima, não será permitida a presença de público acompanhando os atletas. “Infelizmente, diferentemente dos outros anos, por questões de segurança em decorrência da pandemia de covid-19, pedimos que as pessoas não venham assistir à competição para evitar qualquer tipo de aglomeração. Estamos tomando todos os cuidados para que em breve possamos voltar a contar com a presença e participação do santista, que sempre trouxe tanta alegria aos eventos”, explica.

 

O secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Jr., destaca a importância da retomada gradual seguindo todos os protocolos de segurança. “Apesar do momento difícil que passamos por conta da pandemia, ver a quantidade de inscrições e pessoas vindo de todo o Brasil para competir na nossa cidade é motivador. É o esporte voltando a mostrar a sua força em Santos”, frisa.

 

TRÂNSITO TERÁ OPERAÇÃO ESPECIAL
Cerca de 60 agentes serão mobilizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) para o esquema operacional de trânsito que será acionado neste domingo (3), quando será disputada a etapa do 30º Troféu Brasil e do 5º Campeonato Santista de Triathlon. Estão previstas interdições de vias, com indicações de todas alternativas, e alterações no itinerário de linhas de transporte público.

 

A operação especial para o viário vai envolver também a Polícia Militar e a Guarda Portuária. Nesta quinta-feira (30), começou a instalação de 27 faixas pelos principais trechos dos percursos das provas (pedestrianismo e ciclismo), para divulgação sobre intervenções viárias a serem implementadas (ver quadro abaixo). Também serão utilizados painéis informativos em cruzamentos.