Eventos

Workshop gastronômico em Santos ensina pratos com flores comestíveis

23/09/2021
Workshop gastronômico em Santos ensina pratos com flores comestíveis | Jornal da Orla

Você sabia que 95% das plantas são comestíveis? Essa informação surpreendeu as pessoas que participaram, na quarta-feira (22), de workshop, dentro do Bonde Arte, que está em exposição na Praça Mauá, no Centro. A atividade fez parte da programação da Primavera Criativa, em Santos, e foi comandada pela chef Kellyn Cugler Nascimento, que trabalha no Estação Bistrô Restaurante-Escola, no Valongo.

 

Apesar da informação, a chef adverte que as plantas comestíveis são cultivadas de forma orgânica e comercializadas por fornecedores específicos, ou seja, não contém agrotóxicos, inseticidas ou conservantes, ao contrário das flores vendidas em floriculturas convencionais.

 

“Nossa intenção é que o público comece a aproveitar um pouco mais o que a natureza oferece. As flores são ricas em nutrientes e têm muito a agregar na alimentação das pessoas. Todos acham que as flores são ornamentais, para atrair beleza. Mas elas são mais do que isso”, destacou.

 

Foram realizadas duas receitas: Uma salada com alface, flor e folha de capuchinha, pera laminada, morango, queijo gorgonzola, gergelim branco e flores comestíveis para decoração, servida com molho com óleo de gergelim. E um drink, com gelo de hibisco, suco de abacaxi com hortelã, flores de flor de mel, vodca, tônica e açúcar.  

 

Para a técnica em enfermagem, Renata Helena, de 44 anos, a experiência foi satisfatória e serviu para ampliar seu conhecimento gastronômico: “Eu vi a divulgação e vim participar. Fiquei surpresa em saber que 95% das plantas são comestíveis. Achei bem interessante, porque são outras formas de alimentação introduzidas para a gente, tão nutritivas como aquelas que nós conhecemos tradicionalmente”.