Meio Ambiente

Animais de médio e grande porte em vias públicas são recolhidos pela Prefeitura de Itanhaém

06/09/2021
Animais de médio e grande porte em vias públicas são recolhidos pela Prefeitura de Itanhaém | Jornal da Orla

A Prefeitura de Itanhaém realiza diariamente o recolhimento de animais de médio e grande porte soltos em vias públicas do município. A ação visa garantir a segurança da população, o controle de doenças e o cumprimento da atual legislação vigente.

 

Além de evitar acidentes nas vias do município, a ação também ajuda animais vítimas de maus-tratos e abandono. Todo o resgate é realizado com veículo apropriado, sendo os animais direcionados a um abrigo confortável e limpo, lá são realizados procedimentos de higienização, alimentação e medicação com suporte veterinário.

 

Equinos, bovinos, caprinos e ovinos que testaram negativo para a anemia infecciosa equina (AIE) e brucelose/tuberculose, e que não foram resgatados pelo seu respectivo proprietário, ficam disponíveis para doação após permanecer nos cuidados do abrigo por sete dias.

 

Essa doação só pode ser realizada por proprietários rurais. Os aprovados assinarão um termo de responsabilidade no qual se comprometem a cuidar do animal, fornecendo abrigo e pasto adequado, e não utilizá-lo para atração, trabalho forçado, vendê-lo, ou fazê-los procriar para fins econômicos. Para os interessados, o procedimento está sob-responsabilidade do Rancho Rafael, localizado em Peruíbe, na Avenida Hum, 195, Vila Erminda.

 

“O serviço de recolhimento e acolhimento de animais de médio e grande porte é fundamental para a proteção animal e para a prevenção de acidentes nas vias públicas e na rodovia”, explicou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira.

 

Para dúvidas, mais informações, ou ainda denunciar o abandono de um animal de médio e grande porte, em vias públicas, basta entrar em contato pelos telefones: (13) 3458-2730/ (13) 99707-1190.