Esportes

Professor representa Guarujá no Campeonato Downwind Brasil de Kitesurfe

25/08/2021
Professor representa Guarujá no Campeonato Downwind Brasil de Kitesurfe | Jornal da Orla

O professor de Educação Física da rede pública Municipal de Guarujá, Alberto Pires de Faria Neto, irá representar a Cidade, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel), no desafio de kitesurfe intitulado “Downwind Brasil”. A saída está prevista para o dia 3 de setembro, às 7 horas, da Cidade de Fortaleza, no Ceará, com previsão de chegada dia 11 de setembro, no Piauí.

 

A organização do evento é feita pela empresa Kitesurfe Brothers e contará com atletas de dezenas de países. Eles irão percorrer 595 km de distância. O percurso tem uma média de 70 km por dia, com paradas em pousadas que participam do evento. Os participantes terão apoio de uma equipe que os acompanhará de carro pela orla da praia, e, outra composta por profissionais na água. Eles darão suporte durante todo o trajeto.

 

Alberto é praticante da modalidade nas categorias kit wave (anda e surfa sobre as ondas) e free style (saltos e manobras) desde o ano 2000. É a terceira vez que obtém classificação e se credencia a participar da prova. A exemplo das anteriores, o representante de Guarujá teve que passar por uma seletiva.

 

Para o professor, o mais importante do evento é superar marcas, “Não é uma competição é só um desafio de distância. No ano passado, tivemos uma média de 50 atletas de diferentes países. A cada ano, distância e número de participantes aumentam um pouco, em 2020 o percurso foi de canoa quebrada até Jericoacoara, esse ano vai até Barra Grande no Piauí”, informa.

 

Já para o secretário de Esporte e Lazer de Guarujá, José Roberto Galvão, “Trata-se de uma grande oportunidade de representar o Município em níveis nacional e internacional e de fomentar a modalidade que a cada ano cresce o número de adeptos em nossas praias. Que a performance e o exemplo do professor Alberto, sirva de estímulo à inserção de novos praticantes do kite”, salienta.

 

Kitesurfe

É um esporte aquático que utiliza uma pipa (comumente chamada pelos praticantes de kite) e uma prancha com ou sem alças (uma estrutura de suporte para os pés). O atleta, com a pipa presa à cintura através de um dispositivo chamado trapézio, coloca-se em cima da prancha, comanda o kite com a barra, e sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge a pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue se deslocar (orçar ou arribar) escolhendo um trajeto, pegando ondas ou realizando saltos. Este esporte, relativamente recente, encontra-se num momento de grande popularidade e em crescente prática no Guarujá, no Brasil, e no mundo.