Meio Ambiente

Projeto em Santos abre cadastro para distribuição de composteiras

24/08/2021
Projeto em Santos abre cadastro para distribuição de composteiras | Jornal da Orla

O Programa Composta Santos, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), abre nesta quarta-feira (25) novo cadastro e seleção para distribuição inicial de doze composteiras-minhocários e participação na Comunidade de Aprendizagem (Composta Comunidade).

 

ONGs, escolas, associações e outras instituições com trabalhos educacionais em Santos podem pleitear a cessão de uso de composteiras-minhocário no formulário disponível até dia 8 de setembro.

 

COMPOSTA COMUNIDADE
Além de receber a cessão de uso da composteira, a instituição selecionada participará da nova interface de aprendizagem colaborativa, intitulada ‘Composta Comunidade’ (Google Sala de Aula), onde terá acesso a conteúdo educativo sobre compostagem e agricultura urbana, podendo compartilhar os trabalhos realizados, dirimir dúvidas e enviar sugestões.

 

A Plataforma ‘Composta Comunidade’ proporcionará um ambiente de interação e cooperação com as demais instituições participantes, permitindo a troca de experiências e a articulação de ações em parcerias (como a organização de mutirões). A instituição indicará de um a cinco educadores para participar da plataforma. Outras 33 instituições que já estão com composteiras cedidas também integrarão a nova comunidade.

 

SELEÇÃO
A proposta de trabalho, o público alvo e a ordem de inscrição serão os critérios para a seleção. As composteiras serão entregues no dia 14 de setembro, no Auditório do Orquidário Municipal de Santos, das 10h às 16h. Os selecionados serão comunicados até o dia 10 de setembro, por e-mail e/ou telefone cadastrados.

 

Para retirar a composteira, a instituição deve assinar o Termo de Cessão, se comprometendo a realizar e fornecer informações sobre seus trabalhos educativos com compostagem e agricultura urbana, além de participar na plataforma Composta Comunidade (Google Sala de Aula).

 

Caso haja um número menor de composteiras em relação à quantidade de instituições em conformidade com os critérios, será criado um cadastro-reserva, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Dessa forma, os interessados poderão receber composteiras devolvidas por outras instituições ou ainda ser instruídos a construir suas próprias composteiras.