Mundo Pet

Como evitar acidentes domésticos com pets

21/08/2021
Como evitar acidentes domésticos com pets | Jornal da Orla

Cães e gatos estão sempre em busca de diversão e, por isso, todo o ambiente da casa se torna um campo exploratório para novas aventuras. Intoxicações, fraturas, quedas, engasgos, queimaduras e choques elétricos estão na lista de acidentes com animais de estimação.

"Os tutores precisam fazer algumas adaptações no ambiente para a segurança do pet. Decoração com enfeites de vidro, objetos pontiagudos e cortantes, por exemplo, oferecem risco. Produtos de limpeza devem ser guardados fora do alcance deles. São tóxicos, muitas vezes inflamáveis, e a inalação ou ingestão pode ter consequências graves ou até fatais", explica a médica veterinária Amanda Peres, da DogHero.

É preciso também devem ficar atento para o risco de quedas. Jade Petronilho, médica veterinária da Petlove, menciona que os filhotes e as raças de pequeno porte, são mais vulneráveis, mesmo nas situações simples do dia a dia. 

"Dependendo do tipo de acidente, o pet pode sofrer uma lesão grave nos membros, na coluna ou crânio. Para que o cãozinho não exagere ao saltar de pequenas alturas, o ideal é providenciar escadinhas que se adaptem ao móvel. Pulos causam impactos e, dependendo do cão, podem gerar consequências para toda a vida", diz a veterinária. 

Confira outras orientações para evitar acidentes:
Grades e portões
– Permitem que o cãozinho permaneça no local desejado pelo tutor, isolando ambientes e delimitando o espaço. Também protegem de acidentes em escadas, banheiros, cozinha, lavanderia etc. 

Rede de proteção para janelas – Servem de proteção para evitar acidentes e fugas. Atente-se ao tamanho da tela: quadrados de 3x3cm são ideais. 

Escada ou rampa – Auxiliam o cão a subir ou descer de camas ou sofás, facilitando também a locomoção de pets idosos. Tanto a escada como a rampa previnem que eles se machuquem e desenvolvam problemas nas articulações. 

Medicamentos – Remédios em cima da mesa podem chamar a atenção dos pets. Portanto, guarde os medicamentos em caixas fechadas, de preferência, dentro de armários altos com porta.