Datas Comemorativas Turismo

5 monumentos históricos que celebram a Páscoa

21/03/2024
Freepik

Ao redor do mundo existem vários monumentos históricos que têm uma relação profunda com a Páscoa. Desde a Basílica de São Pedro no Vaticano até o Muro das Lamentações em Jerusalém, confira a história e as tradições religiosas de cinco locais associadas à Pascoa:

  1. A Basílica de São Pedro, Vaticano (Roma, Itália): A imponente Basílica de São Pedro, no coração do Vaticano, é um dos principais símbolos da fé cristã. Além de sua arquitetura grandiosa e de suas obras de arte, a Basílica abriga o túmulo de São Pedro, considerado o primeiro Papa da Igreja Católica. Durante a Semana Santa, milhares de fiéis se reúnem na Praça de São Pedro para participar das cerimônias religiosas, tornando este local uma parada imperdível para quem busca vivenciar a tradição da Páscoa.
  2. A Catedral de Notre-Dame (Paris, França): A majestosa Catedral de Notre-Dame, com sua arquitetura gótica deslumbrante, é um marco emblemático da cidade de Paris. Além de sua importância histórica e cultural, a catedral desempenha um papel significativo nas celebrações da Semana Santa, com missas especiais e eventos religiosos que atraem fiéis e turistas de todo o mundo. Após o trágico incêndio de 2019, a catedral está passando por um processo de restauração, mas continua sendo um local de grande importância espiritual.
  3. A Igreja do Santo Sepulcro (Jerusalém, Israel): Localizada no coração da Cidade Velha de Jerusalém, a Igreja do Santo Sepulcro é reverenciada como o local da crucificação, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Para os cristãos, este é um dos lugares mais sagrados do mundo. Por isso, durante a Páscoa, a igreja se torna o centro das celebrações, com rituais e procissões que recriam os eventos da Paixão de Cristo.
  4. A Capela Sistina (Cidade do Vaticano, Roma, Itália): Imortalizada pelas obras-primas de Michelangelo, a Capela Sistina é um tesouro artístico incomparável e um dos locais mais visitados do mundo. Durante a Semana Santa, a capela recebe uma série de celebrações religiosas. Entre elas, a Missa da Última Ceia na Quinta-feira Santa e a Vigília Pascal no Sábado Santo. A atmosfera solene e a beleza artística da capela tornam essas cerimônias experiências verdadeiramente inesquecíveis.
  5. O Muro das Lamentações (Jerusalém, Israel): Para os judeus, o Muro das Lamentações é um local de profundo significado espiritual e histórico, sendo o último vestígio do Templo de Jerusalém. Durante a Páscoa Judaica, conhecida como Pessach, milhares de fiéis se reúnem junto ao muro para orar, refletir e celebrar a libertação do povo judeu da escravidão no Egito. A atmosfera de devoção e reverência torna essa experiência única e comovente para todos os que a vivenciam.