A 4ª Semana da Compostagem de Santos, centrada no tema ‘Compostagem, Mudanças Climáticas e Educomunicação Socioambiental’, terá sua abertura na sexta-feira (03/05), às 10h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Composta Santos. O evento é aberto a todos, sem necessidade de inscrição prévia, bastando acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=eXa9xT3iqVQ.
Durante a transmissão ao vivo, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcus Neves Fernandes, realizará a abertura oficial e apresentará a programação da semana (de 5 a 11 de maio). Além disso, haverá uma performance musical com a cantora de MPB Turmalina (@turmalinacantora) e uma discussão com a jornalista e educadora ambiental Rachel Hidalgo, que possui mestrado e doutorado em Educação Ambiental.
Rachel abordará a importância da Educomunicação Socioambiental como uma ferramenta para impulsionar mudanças na sociedade diante das questões das mudanças climáticas, conectando-as às práticas de compostagem e agroecologia. A conversa será mediada pela Arquiteta Juliana Maria de Souza Freitas (Seção de Mudanças Climáticas da Semam) e pelo Engenheiro Agrônomo Paulo Marco de Campos Gonçalves (Programa Composta Santos).
A semana de atividades inclui eventos abertos, tanto presenciais quanto online, visando envolver a população em práticas relacionadas à compostagem, além de atividades direcionadas a grupos específicos em diversas instituições de Santos. A programação completa estará disponível no Instagram do Composta Santos a partir de 3 de maio.
Com o tema ‘COMPOSTO: Campeão do Clima da Natureza!’, a 4ª Semana da Compostagem de Santos de 2024 busca integrar a compostagem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 12 (Consumo e Produção Sustentáveis) e ODS 13 (Ação Contra a Mudança Climática).
Este evento é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Santos, por meio da Coordenadoria de Políticas Ambientais (Composta Santos e Seção de Programas Ambientais), Seção de Mudanças Climáticas, Aquário Municipal de Santos, Orquidário Municipal de Santos e Jardim Botânico Municipal de Santos Chico Mendes, em colaboração com diversas instituições como AcquaPix, Assistência à Infância de Santos Gota de Leite, Colégio Ômega, Composta & Cultiva, Concidadania, Grupo Ecosofia da Escola Waldorf, Instituto Lixo Zero Baixada Santista, Horta Bons Frutos e a Cantora Turmalina.