Mundo Pet

Frio agrava quadro de cães com problemas nas articulações

14/08/2021
Frio agrava quadro de cães com problemas nas articulações | Jornal da Orla

Cães idosos e os que sofrem com problemas nas articulações, como artrite ou displasia, sentem mais desconforto no inverno, por causa das baixas temperaturas. O comportamento do bichinho é um indicativo para o tutor de que ele está com mais dores do que o normal.

“Quando os pets sentem dores, acabam ficando mais introspectivos, perdem o apetite e sentem dificuldades para se locomover ou realizar tarefas rotineiras, como um passeio na rua, subir escada e até mesmo no sofá. O ideal é prestar atenção e verificar se não ocorreu alguma mudança de comportamento brusca”, explica Fernanda Cioffetti, médica veterinária da Botupharma. 

Mantenha o animal dentro de casa
Alguns tutores têm o hábito de deixar o cachorro no quintal ou na varanda do apartamento. A especialista orienta a manter o animal dentro de casa durante o inverno.

“O pet precisa de um espaço confortável onde ele não passe frio, então, é importante ver se o local que ele dorme o protege de fato. E, se for um animal idoso e com problemas articulares, deve ficar em casa, pois são animais que precisam de mais atenção”, ressalta.

Suplementos podem ser aliados
A artrite e a artrose são doenças que devem ser tratadas logo no início para que o animal tenha mais qualidade de vida. Fernanda explica que alguns tratamentos podem ter suplementos como g aliados, entre eles, a condroitina e a glicosamina.

“Os suplementos auxiliam na prevenção às dores e na diminuição do processo inflamatório e degenerativo. Alguns são indicados para animais de todas as idades e, na maioria dos casos, são produzidos com essas duas substâncias que colaboram na reconstrução dos tecidos que compõem a cartilagem, auxiliando na diminuição da dor e da inflamação”.

Consulte sempre o médico veterinário antes de iniciar qualquer tipo de suplementação em seu animal. O profissional realizará e solicitará exames para identificar as necessidades do pet e orientará para as vitaminas adequadas.