Baixada Santista

Praia Grande estuda a implantação de conjunto habitacional específico para idosos

13/08/2021
Praia Grande estuda a implantação de conjunto habitacional específico para idosos | Jornal da Orla

A Prefeitura de Praia Grande estuda a implantação de um conjunto habitacional com características específicas para atender idosos acima dos 60 anos. A Secretaria de Habitação da cidade já conta com o projeto piloto de ‘locação social para idoso’ formatado e segue buscando um parceiro para o desenvolvimento da iniciativa.

 

Na prática, a Sehab tem como objetivo proporcionar mais qualidade de vida para essas pessoas que fazem parte desta faixa etária. Para isso o projeto levou em conta dois pilares fundamentais para atender está demanda: segurança e acessibilidade.

 

De acordo com o projeto praia-grandense, as unidades desse conjunto habitacional para idosos serão de tipologia térrea, medida que facilita a questão ligada a locomoção. Os imóveis possuirão um dormitório, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. No total, a área construída será de 43 metros quadrados. Projeto paisagístico contemplará também o conjunto, harmonizando o espaço.

 

A Sehab realizou levantamento das pessoas cadastraras no programa municipal habitacional. O estudo constatou número relevante de pessoas com mais de 60 anos. A partir deste dado técnico foi que a pasta desenvolveu o projeto piloto da locação social para esta faixa etária.

 

“A unidade atende a pessoa idosa e o respectivo cônjuge, não contemplando demais dependentes. A meta é oferecer total estrutura para essas pessoas nessa fase da vida em que precisam de locais adaptados as suas reais necessidades”, explicou o secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes.

 

O titular da Sehab comentou ainda que outra característica desse projeto diz respeito a questão social. “Esse conjunto também objetiva oportunizar a melhoria da convivência entre beneficiários com perfil similar. Desta forma, será possível um fortalecimento de laços de amizades e cidadania entre os atendidos”.