Começa a funcionar, na próxima terça-feira (17), em Santos, as atividades da primeira escola pública de esgrima da Baixada Santista. A nova modalidade oferecida pela Secretaria de Esportes de Santos terá aulas gratuitas e acontecerão nas dependências do Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças (Praça Rebouças, s/n). As inscrições estão abertas e a primeira turma já começa na próxima semana.
As aulas serão ministradas pelo professor Paulo Henrique de Jesus da Silva, especialista em esgrima desde 2009, que já participou de diversas competições nacionais e internacionais. Ele explica que a modalidade olímpica traz grandes benefícios para qualquer idade.
“É literalmente de 8 a 80 anos. Pessoas de todas as faixas etárias podem jogar porque estimula a concentração, acuidade visual, consciência corporal, condicionamento físico e, além de tudo, é uma delícia. Quem experimenta dificilmente para de praticar”, diz.
O chefe de Departamento de Atividades Esportivas e Eventos, Marcelo Rossi, conta que o projeto já existe há alguns anos e aguardava apenas a identificação do espaço para sair do papel. “O professor Paulo trouxe o projeto para a gente, gostamos muito da ideia e, daí em diante, começamos a trabalhar para viabilizar um espaço adequado, num local de fácil acesso para toda a população e conseguimos isso aqui na estrutura do CER Rebouças”, diz.
O Secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Junior, destaca o pioneirismo de Santos. “A nossa escola pública de esgrima, que começa a funcionar já na próxima semana, é a primeira da região a oferecer aulas de esgrima gratuitas. Durante os meses mais críticos da pandemia trabalhamos muito para tirar novos projetos do papel e essa hora chegou. Muito feliz em poder oferecer para a população santista, sem qualquer custo, uma modalidade olímpica que poucos teriam acesso devido aos custos elevados das aulas em espaços particulares”, diz.
Em virtude da pandemia de Covid-19, essa primeira turma terá um número limitado de vagas. Todos os equipamentos para as aulas serão oferecidos pela Prefeitura e passam por higienização com álcool 70% e tecido descartável antes e depois da utilização. É obrigatório o uso de máscara facial durante as aulas, higienização das mãos e respeito aos protocolos de segurança e distanciamento social.
Inscrições
As aulas inicialmente acontecem às terças e quintas-feiras, das 18 às 19h, no CER Rebouças. Para se inscrever, os interessados devem comparecer pessoalmente na secretaria do Rebouças a partir desta quinta-feira (12), das 9h às 16h, em posse do comprovante de residência, duas fotos 3×4, documento de identidade e atestado médico emitido há no máximo três meses (caso de menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal).