Turismo na Baixada

Ônibus turístico de Guarujá oferece passeios gratuitos a idosos

06/08/2021
Ônibus turístico de Guarujá oferece passeios gratuitos a idosos | Jornal da Orla

Guarujá inicia a iniciativa ‘Turistando na Melhor Idade’. Agora, pessoas com mais de 60 anos poderão embarcar, gratuitamente, no novo ônibus de turismo para o city tour que contempla os principais pontos turísticos da Cidade.

 

Para usufruir do benefício, que é concedido somente para a primeira viagem às sextas-feiras, no horário das 16h30, é necessário realizar um pré-agendamento na sede da Secretaria de Turismo, localizada na Praça Brigadeiro Faria Lima, n° 197, Centro. A medida é necessária para atender a capacidade máxima de ocupação do veículo, que, devido à covid-19, está limitada a 20 passageiros.

 

Caso não sejam fechados grupos de 20 pessoas para cada uma das viagens, a Setur irá reagendar a data de embarque dos interessados.

 

O secretário de turismo, explica que a iniciativa visa proporcionar uma atividade de lazer às pessoas que mais foram privadas de contato desde o começo da pandemia do novo coronavírus.

 

“Já atingimos a meta de pessoas idosas vacinadas na Cidade. O que não significa que a pandemia acabou, mas nos possibilitou medidas de isolamento menos rígidas, se atendidos os protocolos contra a disseminação do vírus. Nosso city tour acontece sempre com 50% da capacidade, uso de máscara e álcool em gel a disposição”, afirmou.

 

Funcionamento

O passeio no ônibus de turismo tem duração média de duas horas e acontece exclusivamente às sextas, sábados e domingos, seguindo todas as medidas profiláticas contra a covid-19. São três partidas diárias sempre às 16h30, 18h30 e 20h30. O valor do ingresso por pessoa é de R$ 25. Crianças menores de cinco anos não pagam.

 

Em razão do Plano São Paulo, do Governo do Estado, o veículo opera com capacidade reduzida – apenas 20 dos 45 lugares são ocupados – e as viagens são agendadas previamente apenas por hotéis, pousadas e similares.

 

Trajeto

O ponto inicial e final são os mesmos: a Praia das Pitangueiras, na Rua Cavalheiro Nami Jafet, em frente ao Shopping La Plage. A partir daí, o ônibus fará as seguintes paradas: Praia do Tombo; Praia das Astúrias; Praia de Pitangueiras; Casa Grande Hotel; Praia da Enseada e Canto do Tortuga.

 

Na volta, o ônibus pega uma via de acesso até a Avenida Dom Pedro e retorna até o ponto inicial.

 

Para maior imersão dos passageiros durante o passeio, o City Tour Guarujá conta com um monitor que explica, em três idiomas (português, inglês e espanhol), a história de cada um dos seis pontos de parada.