A nadadora que representa a Cidade, Ana Marcela Cunha (Unisanta/Fupes), conquistou, aos 29 anos, a medalha de ouro na maratona aquática de 10km nos Jogos Olímpicos de Tóquio – 2020. A disputa aconteceu na noite de terça-feira (3) – horário de Brasília – em Odaiba Marine Park, na capital japonesa.
Ana Marcela completou a prova em 1h59min30seg, à frente da holandesa Sharon van Rouwendaal, com o tempo 1h59m31s7, e da australiana Kareena Lee, que teve a marca de 1h59m32s5. Esta é a terceira edição de Jogos Olímpicos da atleta. Em Pequim (China), ainda muito jovem, terminou na 5ª colocação. Na Rio 2016, terminou com o 10º lugar. Em Tóquio, veio a consagração olímpica de uma carreira brilhante de uma das maiores atletas de maratonas aquáticas da história.
CARREIRA VITORIOSA
Ana Marcela nasceu em Salvador (Bahia) e, aos 12 anos de idade, já passou a se destacar no esporte. Com apenas 15, foi convidada para se mudar para Santos para ingressar na equipe de natação da Unisanta, que ofereceu também todo suporte para que seus pais viessem com ela para a Cidade, onde residem até hoje. São 14 anos representando a Cidade, fazendo a campeã já se considerar uma santista.
Eleita seis vezes a melhor maratonista aquática do mundo, Ana Marcela tem no currículo 33 medalhas de ouro, 16 de prata e 17 de bronze em campeonatos da Federação Internacional de Natação (Fina). Ao todo, subiu ao pódio 11 vezes em campeonatos mundiais, nas provas de 5km, 10km e 25km, faturando cinco títulos. Em 2019, ainda foi responsável pela primeira medalha de ouro da história da natação brasileira na maratona aquática dos Jogos Pan-Americanos.