Meio Ambiente

Guarujá recolhe mais de 10 enxames de abelha por mês

03/08/2021
Guarujá recolhe mais de 10 enxames de abelha por mês | Jornal da Orla

O Grupamento de Defesa Ambiental, da Guarda Civil Municipal de Guarujá, realiza por mês mais de 10 manejos de abelhas na Cidade. O GDA é responsável por fazer a captura, remoção e alocação correta de abelhas que se instalam em residências, comércios e locais públicos, além do resgate de outros animais –  trabalho que é referência na Baixada Santista.

 

Para fazer o manejo das abelhas, os guardas municipais passaram por uma especialização. Nas ocorrências, eles utilizam o Equipamento de Proteção Individual (EPI) apícola completo, que inclui macacão, botas, luvas e máscaras. Chegando ao local, eles localizam o enxame e analisam as necessidades para a retirada.

 

Diferente do que muitos pensam não se pode queimar as abelhas. Conforme Lei Federal que dispõe sobre crimes ambientais, é proibida a eliminação de enxames de abelhas, o correto é a realocação.

 

“O manejo tem que ser feito à noite, quando as abelhas estão na colmeia agrupadas, pois durante o dia elas saem para buscar o pólen”, diz o GCM, Rondiney Beck.

 

Ele explica que antes da remoção é utilizado o fumegador, dispositivo que tem a função de produzir fumaça, para acalmar as abelhas e assim proceder com o  manejo seguro.

 

Ocorrências

Na última semana, a equipe esteve na Rua Presidente Kennedy, no bairro Santa Rosa. No local, encontraram uma colmeia de abelhas muito agressivas. Segundo relatos de moradores, as abelhas já haviam picado crianças, idosos e também animais domésticos. A equipe do GDA procedeu ao manejo e orientou os moradores a fecharem as casas e apagarem as luzes. As abelhas foram capturadas e levadas para área de mata, na Santa Cruz dos Navegantes, longe de área urbana.

 

Na última quinta-feira (29), após denúncias foi realizada uma retirada de colmeia no bairro da Enseada. As abelhas estavam dentro do canal da Av. Dom Pedro I. Foi preciso interditar a via, desligar a energia da região para realizar o manejo com segurança. Os insetos foram capturados e levados para área de soltura. Já na sexta-feira (30), outra ação foi realizada na Avenida Thiago Ferreira em Vicente de Carvalho.

 

Orientação à população

Ao se deparar com enxames de abelhas, vespas ou marimbondos seja no quintal de casa ou no comércio, o ideal é ligar imediatamente no número 153.