Mundo Pet

Santos assina convênio para instalação de hospital veterinário público

02/08/2021
Santos assina convênio para instalação de hospital veterinário público | Jornal da Orla

Um hospital veterinário público será implantado em Santos, por meio do programa Meu Pet, do governo do Estado. A unidade vai oferecer atendimentos clínico e de emergência gratuitos, além de vacinação, castração e adoção responsável. Para construção e equipagem da unidade, um convênio no valor de R$ 3 milhões foi assinado nesta segunda-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

 

Atualmente, três terrenos da Zona Noroeste passam por avaliação técnica da Prefeitura para definição do local mais adequado ao novo equipamento, cujo prazo para funcionamento será estipulado a partir da definição do tipo de obra – construção ou reforma.

 

O serviço será destinado a animais de estimação cujos donos constem no Cadastro Único, do governo federal – por meio Centro de Referência de Assistência Social (Cras) –, ou no Programa Saúde da Família. A equipe de médicos veterinários será mantida pela Prefeitura, com atendimentos oncológico, oftalmológico e radiológico, além de endoscopia. Haverá também um centro cirúrgico para casos de emergência.

 

Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o governador João Dória disse que o Meu Pet promove a maior expansão de atendimento veterinário já ocorrida no Estado, citando também o teor sentimental do serviço. “Isso é uma prova de respeito por aqueles que fazem parte da nossa vida”, disse, ressaltando o trabalho em conjunto com as prefeituras. “Agradeço aos municípios por terem sido nossos parceiros”.

 

Já o prefeito Rogério Santos destacou que Santos já adota políticas de proteção e saúde da vida animal, que agora serão incrementadas. "Complementa todo o trabalho que é feito na Cidade por meio da Codevida, oferecendo novas alternativas".

 

PROGRAMA MEU PET
Além de Santos, outras nove cidades serão contempladas inicialmente pelo Meu Pet – as primeiras foram Araçatuba e Votuporanga. O programa solicita aos municípios que o hospital veterinário seja erguido em terreno de 1,8 mil metros quadrados, com 400 metros quadrados de área construída.