Meio Ambiente

Guarujá apresenta Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

28/07/2021
Guarujá apresenta Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica | Jornal da Orla

Para fomentar as políticas de preservação ambiental, Guarujá apresentará, em consulta pública, às 17h desta quinta-feira (29), o ‘Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica’ (PMMA). O ato acontecerá em transmissão ao vivo nos Facebooks da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A elaboração do Plano se dá devido à importância e grau de ameaça de um dos principais biomas brasileiros, que representa hoje, 47,82% do território da cidade.

O documento é fruto de estudos preliminares desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes. O material contém informações como aspectos geográficos, bióticos e abióticos do cenário ambiental de Guarujá atualmente.

No entanto, todas as questões são acompanhadas de estratégias a curto, médio e longo prazo, que também envolvem outras iniciativas municipais, como o ‘Plano de Arborização Urbana’.

Plano

O PMMA tem cinco pontos prioritários de conservação: as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro; os ecossistemas de manguezais; as Áreas de Preservação Permanente (APPs – topo de morro e locais tombados); as áreas com aptidão para restauração/preservação florestal; e, por fim, os geossítios, que são regiões compostas por simples afloramentos, conjunto de formações rochosas e até registros fósseis e arqueológicos de interesse científico e cultural (potencial para a promoção do geoturismo).

Como contribuir

Os munícipes podem conhecer o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e também colaborar com a sua concepção. Durante a apresentação haverá espaço aberto para o esclarecimento de dúvidas e manifestações.

Para participar, os interessados devem entrar em contato por meio do WhatsApp (13) 3308-7888, até as 18h do dia 29 de julho. A primeira redação do documento para consulta está disponível na internet.