Meio Ambiente

Antes da nova volta ao mundo, Família Schurman visita Guarujá

27/07/2021
Antes da nova volta ao mundo, Família Schurman visita Guarujá | Jornal da Orla

A Família Schurmann está em Guarujá desde o dia 23, no veleiro “Kat”, ancorado no Iate Clube de Santos. Na segunda-feira, os velejadores apresentaram o interior da embarcação e detalharam o projeto “Voz dos Oceanos” ao prefeito da cidade, Válter Suman. Os Schurmann partirão em expedição pelo mundo no dia 29 de agosto, a partir de Santa Catarina.

 

Suman foi recebido pelo patriarca Vilfredo Schurmann, sua esposa Heloisa, seu filho Wilhelm, capitão da embarcação, e João Eduardo de Villemor Amaral, Diretor Geral e de Operações da Voz dos Oceanos.

 

Iniciativa

A iniciativa dos velejadores brasileiros tem o apoio mundial da ONU e parceiros internacionais. A expedição será focada na invasão de plástico, micro e nano-plástico nos oceanos. A intenção é registrar os perigos desse material para a vida marinha; navegar em busca de soluções inovadoras e conscientizar e engajar as pessoas ao redor do mundo para a necessidade de ações urgentes.

 

A iniciativa envolverá cientistas, ambientalistas, empreendedores, iniciativa privada, ongs e gestores públicos com propostas para reverter o cenário de destruição dos mares, contando ainda com ações de empreendedorismo e educação.

 

Voz dos Oceanos terá dois anos de duração com navegação pela costa brasileira, ilhas do Caribe, costa atlântica dos Estados Unidos, arquipélago das Bermudas, voltando para o Caribe, cruzando o canal do Panamá até Galápagos, seguindo pelo Oceano Pacífico Sul até a Polinésia e terminando na Nova Zelândia. A rota inclui ainda alguns pontos dos mares, onde os mais variados itens de plástico se acumulam, vindos de diferentes partes do mundo por meio das correntes marítimas.

 

Pioneiros

Em 1984, após dez anos de planejamento e preparativos, Vilfredo e Heloisa partiram de Santa Catarina, com os filhos Wilhelm, David e Pierre – na época, aos 7, 10 e 15 anos, respectivamente – com o objetivo de realizar um sonho: dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.

 

Em sua primeira grande aventura, os Schurmann passaram dez anos no mar e, ao retornarem, passaram a ser conhecidos como a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.De lá para cá, foram, até o momento, três voltas ao mundo – 10 Anos no Mar (1984 – 1994), Magalhães Global Adventure com a filha Kat Schurmann a bordo (1997 – 2000) e Expedição Oriente (2014 – 2016) – além de milhas e milhas de navegações pela costa brasileira e mares do mundo.

 

A Família Schurmann conhece lugares remotos, povos e culturas diversas, gerando experiências e conhecimentos que são compartilhados com o grande público por meio de reportagens, documentários para o cinema, programas e séries para as TVs aberta e por assinatura e conteúdos digitais.