A equipe de basquete do Clube de Regatas Tumiaru, que tem parceria da Secretaria de Esportes de São Vicente, e que já revelou grandes nomes da modalidade, como Wlamir Marques, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1960 e 64, se prepara para carregar a bandeira da Primeira Cidade do Brasil, durante a disputa da Copa Sul-Americana categoria sub-16, realizada em Campos do Jordão, a partir de sexta-feira (16).
A participação da equipe conta com apoio da Prefeitura, que contribuiu com a disponibilização do Ginásio Poliesportivo Dondinho e do Complexo Esportivo Bitaru para os treinamentos, transporte para o evento e testagens de Covid-19 para o grupo.
Preparando o elenco há mais de quatro meses para o campeonato, o treinador da equipe, João dos Santos, está feliz por ter um ambiente familiar e comprometido por parte do elenco. “Estamos indo para uma guerra. Todos unidos e protegendo um ao outro dentro da quadra”, comenta.
Os atletas realizaram em média, seis treinamentos por semana, em busca da melhor performance possível. O ala-pivô e capitão da equipe, Edson Gabriel, de 16 anos, falou sobre a experiência de liderar o grupo na competição. “O único sentimento é de estar comprometido para que um esteja se doando ao máximo pelo outro. O basquete representa muito da vida. Se você erra, tem que consertar. A união é essencial.”
O secretário adjunto de Esportes, Marcio dos Santos, acompanhou o último dia de treinamento do grupo. “É muito importante a Primeira Cidade do Brasil ser representada na Copa Sul-Americana. Estamos em busca de integrarmos, cada vez mais, essa parceria que contribui para um esporte de alto rendimento em nosso Município. Isso contribui não só com o espírito competitivo, mas também com a formação de caráter do indivíduo. Estamos na torcida por eles”, comentou.