Baixada Santista

Guarujá firma parceria com movimento internacional para cuidados na infância

14/07/2021
Guarujá firma parceria com movimento internacional para cuidados na infância | Jornal da Orla

A Prefeitura de Guarujá firmou uma parceria inédita no Brasil com o movimento internacional The Basics, representado como Cinco Básicos no Brasil, para a promoção de práticas de cuidado infantil baseadas em evidências científicas que apoiam o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças desde o nascimento até os três anos de idade.

 

A parceria tem como objetivo equipar o Município com apoio técnico e recursos de comunicação para promover ações de sensibilização com famílias sobre a importância das interações de qualidade entre crianças pequenas e seus cuidadores. Na prática, a iniciativa irá encorajar e apoiar cuidadores a incluir rotinas que promovam o desenvolvimento infantil, como ser afetuoso com a criança, brincar, conversar, dar nome a objetos e animais, ler e cantar, em seu dia a dia.

 

Os trabalhos serão realizados pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nos últimos anos, o Município mantém o Projeto 5 Atitudes Guardiãs da Primeira Infância, que proporciona atividades lúdicas aos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 0 a 6 anos. Com a parceria com o Cinco Básicos, o projeto passa a se chamar Cinco Básicos Guarujá.

 

Ações
As ações visam a conscientização da importância do brincar, da oferta de estímulos e de um ambiente acolhedor na Primeira Infância. Neste primeiro momento, devido à pandemia, serão implantados grupos via WhatsApp para envio de vídeos e conteúdos semanais, com interações com as famílias acompanhadas pelos CRAS. Além disso, será desenvolvido um programa de envio de mensagens de texto com dicas práticas para o dia-a-dia com as crianças.

 

Cinco Básicos

O Cinco Básicos é um movimento que equipa comunidades para a promoção do desenvolvimento infantil através da interação de qualidade entre adultos e crianças. O movimento é organizado ao redor de cinco princípios que resumem pontos centrais da ciência sobre o desenvolvimento na primeira infância: 1- Dar muito amor e controlar o estresse; 2- Falar, cantar e apontar;  3- Contar, agrupar e comparar; 4- Explorar através do movimento e da brincadeira e 5- Ler e discutir histórias.

 

O Cinco Básicos nasceu da percepção de que há uma disparidade no desenvolvimento das crianças desde o primeiro dia de escola. Essa disparidade é reflexo dos diferentes estímulos que cada um teve desde o nascimento e está fortemente ligada ao nível socioeconômico da família.

 

A principal missão do Cinco Básicos é promover equidade de oportunidades para o desenvolvimento de crianças desde o nascimento até os três anos de idade, através das interações de qualidade com pais e cuidadores.

 

O Cinco Básicos é filiado à The Basics Learning Network, organização sem fins lucrativos que foi incubada na Achievement Gap Initiative da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.