Mundo Pet

Cães e gatos bebem menos água no inverno

10/07/2021
Cães e gatos bebem menos água no inverno | Jornal da Orla

Assim como os humanos, no inverno, cães e gatos tendem a beber menos água, deixando tutores em alerta. Afinal, manter a hidratação do pet é importante também nos dias de temperaturas mais baixas. Se esse é o caso do seu bichinho, algumas dicas elaboradas pela médica-veterinária Manuela Fischer, da Mars Petcare, podem lhe ajudar a contornar o problema. Confira: 

Sintomas de desidratação
É possível reconhecer a desidratação puxando a pele do animal e observando o tempo que leva para ela voltar ao normal, o que deve ocorrer imediatamente. Outra dica é pressionar levemente a gengiva até ela esbranquiçar e soltar. Ela deve ficar rosada de novo na mesma hora. Se demorar alguns segundos, é sinal de que o pet está desidratado. Há também alguns sinais que podem ser percebidos assim que a desidratação chega acima de 5% como a cavidade oral e ocular pouco úmidas, gengiva e língua seca, apatia, perda de apetite e a respiração ofegante. 

Como manter o pet hidratado?

Foto: Wei Lee/Pixabay

Uma maneira fácil de garantir que seu animal se hidrate é oferecendo alimentos úmidos e frutas como melancia e melão. Além disso, manter a água do bebedouro sempre limpa e fresquinha é importante. 

Vantagens dos alimentos úmidos
Segundo a veterinária, as pastas e sachês garantem maior ingestão de água que, além de hidratar, diluem a urina e reduzem a chance de formação de cálculos na bexiga. Outra vantagem é a quantidade de calorias. Rações secas têm mais de 3.500kcal/kg e a maioria dos alimentos úmidos têm menos de 1.000kcal/kg, o que permite um consumo grande de alimento e ajuda na saciedade de animais glutões, além de melhorar a palatabilidade para animais exigentes. 

A alimentação úmida para os gatos é um fator importante, pois são animais que não têm o hábito de beber muita água. O aumento na ingestão e a diluição urinária previnem as doenças do trato urinário dos felinos, tão comuns nessa espécie. 

Os cães de porte pequeno também têm alta incidência de urolitíases, que são as pedras na bexiga. Para esses animais, a alimentação rica em água também ajuda muito. 

Dieta balanceada
É importante consultar um profissional que irá indicar a alimentação úmida correta na quantidade adequada para seu animal, baseado na anamnese nutricional.