Geral

Quem precisa desenvolver sua habilidade social?

08/07/2021
Quem precisa desenvolver sua habilidade social? | Jornal da Orla

Se você tem dificuldade de se relacionar com certos clientes, parceiros ou mesmo superiores que têm impacto na sua carreira, se quer criar um melhor ambiente de trabalho e se relacionar melhor com seus colegas de trabalho, equipes ou gestores, seja porque quer ou precise influenciar outros eticamente para atingir objetivos comuns, expandir sua rede de relacionamentos, ou se deseja ascender na carreira, ou se acabou de ser promovido ou mudou de cidade ou ocupação, você necessita melhorar sua habilidades sociais.

Enfim, qualquer pessoa precisará, mais cedo ou mais tarde, melhorar suas habilidades sociais no contexto de trabalho ou relacionamentos.

Mas o que significa desenvolver sua habilidade social? Consiste em se comunicar com mais assertividade, vencer a timidez e a ansiedade social, ter mais empatia e flexibilidade com o parceiro amoroso , tornar-se líder de equipes, influenciar e persuadir melhor pessoas e grupos para vender e falar em público, e melhorar a qualidade de seus relacionamentos interpessoais.

Você já ouviu falar de coaching em habilidades sociais? 
O coaching pode ser definido como uma metodologia de aprendizagem andragógica – isto é, especializada na educação de adultos – baseada no diálogo, na reflexão e na ação – em que um facilitador especializado dá suporte ao processo de autodesenvolvimento de uma pessoa ou grupo.

Para isso, o coaching social emprega métodos e técnicas bem definidos, provenientes da psicologia social, ajudando o cliente a identificar e aprimorar suas habilidades sociais, a fim de melhor empregá-las no atingimento de seus objetivos pessoais e profissionais, superando barreiras e obstáculos ao seu autodesenvolvimento.

Os benefícios do coach social incluem a melhoria do desempenho social no trabalho, na família e nos círculos sociais, promovendo relacionamentos pessoais e profissionais mais saudáveis, comunicações mais assertivas e produtivas, seja no casamento, na familia, no namoro, na paquera ou na profissão.

Segundo pesquisas conduzidas por cientistas sociais  como Del Prette  & De Prette (2004, apud Portella 2011), pessoas socialmente hábeis  tendem a apresentar relações pessoais e profissionais mais produtivas,  satisfatórias e duradouras, além de bem-estar físico e mental e bom funcionamento psicológico.

Por outro lado, déficits em habilidades sociais (especialmente de comunicação) geram dificuldades e conflitos interpessoais, pior qualidade de vida e diversos transtornos psicológicos, como afirmam os autores Fortuna e Portella (2010, apud Portella 2011).

 

Na definição do pesquisador Portella (idem), as habilidades sociais básicas para o sucesso dos relacionamentos interpessoais são a comunicação verbal, a sensibilidade perceptiva ou comunicação não-verbal, a assertividade, a capacidade reforçadora, a capacidade de estabelecer empatia com outros e de se apresentar aos outros de forma positiva.

Podemos tambem mencionar outras habilidades sociais complexas, como a liderança, o falar em público, a venda, a persuasão, a sedução, a influência, o trabalhar em equipe, e muitas outras.

Nos próximos artigos, discorreremos sobre estas habilidades sociais, mas, por ora, o que é importante frisar é que todas elas podem ser desenvolvidas mediante um treinamento de habilidades sociais, que chamaremos de coach social.

Um programa de coach social consiste em quatro etapas principais.

Primeiro, na etapa de definição de objetivos, o cliente, em parceria com o coach, irá estabelecer seus objetivos de desenvolvimento de habilidades sociais, com base na comparação entre sua situação desejada e a atual.

Em seguida, na etapa de diagnóstico de habilidades sociais, o coach ajudará o cliente a identificar, de forma realista, seu repertório de habilidades sociais, seus pontos fortes, talentos e recursos disponíveis, e quais as novas habilidades sociais poderá desenvolver no decorrer do processo de coach, a fim de atingir seus objetivos.

O terceiro passo, coração do processo de coach social, é o  desenvolvimento de habilidades sociais, em que são utlizadas técnicas da psicologia social para o desenvolvimento das novas habilidades sociais almejadas.

Essas técnicas podem ser resumidas em reavaliação cognitiva (dos padrões mentais e de crenças do cliente), a reprogramação de crenças restritivas, a redução de ansiedade social, o enfrentamento gradual e assistido de situações temidas, a modelagem de comportamentos bem-sucedidos, e os ensaios de novos comportamentos tanto em situações simuladas quanto na vida real.

Por fim, o programa de coach social termina com a avaliação de todo o processo de aprendizado social, em que o cliente pode constatar o grau de atingimento de seus objetivos e o desenvolvimento das habilidades sociais almejadas, para seu sucesso pessoal e profissional, de forma duradoura.

 

 

Podem se beneficiar do coach social tanto pessoas que já tenham um repertório de habilidades sociais bem desenvolvido, mas que esteja lidando com novos desafios sociais no seu trabalho ou relacionamentos interpessoais, como, por exemplo, como um empregado que necessite  desenvolver sua liderança, assertividade, comunicação e empatia no trabalho, ou um esposo num casamento, em que sua esposa se queixa de sua insensibilidade e de não saber ouvi-la.

Pessoas que apresentem déficits significativos em habilidades sociais, como as que apresentem transtornos como fobia social, timidez,  depressão e outros, também podem se beneficiar do  coaching social, melhorando sua inclusão social.

Por isso, é fundamental que o coach que atue com o desenvolvimento de habilidades sociais com clientes portadores de transtornos psicológicos seja um psícologo clínico especializado em treinamento de habilidades sociais.

Nos artigos seguintes, discorreremos sobre as várias habilidades sociais e técnicas científicas de como desenvolvê-las.

Compartilharemos insights, métodos e sugestões de como aprimorar suas habilidades sociais em seus relacionamentos cotidianos, seja em sua familia, namoro, amigos, trabalho ou paquera.

Será muito interessante se você também compartilhar suas dúvidas, experiências e questões sobre o desenvolvimento de habilidades sociais, a fim de criarmos um diálogo através deste blog. Aguardo você!

Sobre o autor

Emerson Pacheco é carioca, canceriano, 45 anos, psicólogo, social coach, ,Diretor da Satori Desenvolvimento Humano, Trainer em PNL, terapeuta cognitivo-comportamental, hipnoterapeuta e pós-graduado em Dinâmica de Grupos. Esposo da Mônica e pai da pequena Esther, carioca, apaixonado por Santos. linktr.ee/emersonpacheco

Referências:
Estrategias de THS – Treinamento em Habilidades Sociais – Mônica Portella (Org) – CPAF – RJ (2011)
Manual de Programação Neurolinguística – PNL – Joseph O'Connor – Qualitymark (2009)